Proder incentiva cultivo de hortaliças em ambientes protegidos

11 de janeiro de 2024

Depois da produção de hortaliças em campo aberto, agricultores atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Francisco Beltrão (Proder) estão inovando e investindo no cultivo em ambiente protegido e com irrigação por gotejamento.

De acordo com o coordenador do programa, Antonio Cezar Soares, esse sistema resulta em economia de insumos para o cultivo de pepino indústria, pimentão, tomate, ervilha, vagens e diversos outros produtos. “As vantagens do sistema ocorrem pela redução dos riscos em condições climáticas adversas, maior produtividade e ganho em qualidade da produção”, enfatiza.

Relata ainda que outro ganho é relacionado as condições de trabalho mais adequadas, reduzindo a insolação, permitindo as práticas permanentes de cultivo e a colheita com qualquer condição de tempo, o que seria difícil em cultivo em campo aberto.

Nesta semana o coordenador do Proder acompanhou os produtores José de Castro e Valda Laufer de Castro, da localidade de Santo Expedito, em uma visita técnica na unidade demonstrativa do Viveiro Baldissarelli. Junto com a equipe técnica da empresa, foi possível verificar toda a estrutura e o manejo necessário nesse sistema.

Os produtores ficaram entusiasmados com a demonstração e José de Castro disse que irá realizar o cultivo de pepino indústria na safrinha através deste sistema. Inclusive já está instalando a estrutura necessária para adequar os próximos cultivos e trabalhar em ambiente de cultivo protegido.

“Estamos levando tecnologia e oportunidades de geração de emprego e renda para os nossos agricultores, conforme os objetivos desse importante programa coordenado pela prefeitura de Beltrão”, comenta Antonio Cezar.