Porteira para dentro atendeu quase mil agricultores

30 de agosto de 2019

Um dos programas rurais prioritários da administração municipal de Francisco Beltrão, por meio da secretaria municipal de Agricultura, contempla serviços dentro das propriedades rurais. O Porteira para Dentro incentiva a produção e o desenvolvimento das propriedades e do município. Os agricultores são contemplados com horas máquina gratuitas, bancadas pela prefeitura. O total de horas é calculado conforme a emissão da Nota do Produtor.

“Através do programa conseguimos atender um número maior de produtores rurais e agilizar a recuperação das estradas rurais, pois dentro das propriedades os trabalhos são feitos por empresas terceirizadas e os nossos equipamentos podem em ser usados exclusivamente na conservação e recuperação das estradas”, explica o prefeito Cleber Fontana.  Também enfatiza que com o apoio e incentivo, os agricultores podem investir mais e aumentar a produção, contribuindo com a economia do município.

Basicamente o programa libera até sete horas máquinas para os serviços de terraplanagem para construção de novos aviários, confinamento de gado leiteiro ou na área de suinocultura. Porém, quando o produtor apresenta um projeto, pode conseguir até 30 horas.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Claudimar De Carli, deste o inicio do Porteira, em 2017, já foram atendidos 987 produtores e utilizadas 6.291 horas máquina. Neste ano, até julho, 552 produtores foram beneficiados, utilizando até agora 3.900 horas. A previsão de atendimentos até o fim do ano é ultrapassar 400 propriedades.

O produtor Marcio Steimbach, da comunidade do Jacutinga, tinha direto  de receber sete horas máquina, insuficiente para atender a sua necessidade. Ele apresentou um projeto de ampliação de barracão para abrigar as vacas de leite e conseguiu 30 horas para o serviço de terraplenagem. “Faz pouco tempo que comecei no ramo leiteiro e sigo os protocolos de sanidade. O Porteira me ajudou muito, pois eu não teria condições de bancar toda a ampliação”, conta Marcio.

O agricultor Raulino Laufer também foi contemplado e diz que com o incentivo conseguiu ampliar as instalações e aumentar sua produção. “Entreguei minhas notas e fui beneficiado com uma quantia de horas. Foi realizada a terraplenagem e consegui investir mais na propriedade. Com esse incentivo, muitos produtores podem ampliar a produção”, comenta Raulino.

Para ter direito ao programa os produtores precisam entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e fazer a solicitação. Cada produtor tem direito a uma quantia de horas máquina conforme as notas de produtor que são emitidas. O trabalho é realizado por empresas terceirizadas, contratadas por meio de licitação. Com isso, os equipamentos rodoviários da prefeitura podem ser utilizados exclusivamente para a recuperação das estradas do interior.