Olericultura gera renda para produtores do Proder

3 de outubro de 2023

A olericultura é o setor da horticultura que abrange a exploração e produção de vegetais para comercialização e o consumo alimentar, como verduras, legumes, tubérculosfolhosos, dentre outras. Essa atividade tem sido uma oportunidade de geração de renda e ocupação nas propriedades atendidas pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) da Prefeitura de Francisco Beltrão.

De acordo com Antônio Cezar Soares, coordenador do programa, o ciclo curto permite a colheita de algumas variedades 30 dias depois do plantio, como alface, rúcula, pepino indústria e outros. A produção está sendo comercializado pelos agricultores em supermercados, restaurantes e atacadistas de Beltrão e da região.

Outro aspecto importante dessa atividade produtiva é a oportunidade de promover a sucessão familiar, que é um desafio na agricultura em pequenas propriedades, pois muitos jovens saem do convívio familiar para estudar e buscar outras oportunidades de trabalho na cidade, sendo difícil o seu retorno.

Os produtores Valdecir e Adriane Olegine, do Rio Quibebe, Cleverson e Simone Grohalski, Marcelo e Amanda Retka, do Santo Agostinho e Nova União, Valdecir e Adriane Olegine, do Rio Saudade, estão produzindo hortaliças comercialmente, gerando emprego e renda.

Na família Grohalski o jovem Gustavo ajuda a família no cultivo de hortaliças. Ele pretende continuar os estudos, mas residindo e trabalhando na sua propriedade. Exemplo semelhante será o projeto de produção comercial de pepino indústria na propriedade do José de Castro, na localidade de Santo Expedito, em que o jovem Pedro Henrique irá trabalhar na atividade, conciliando com seus estudos.

“Dessa forma o Proder se consolida como um programa de impactos socioeconômicos, contribuindo na promoção do desenvolvimento rural para mais de 200 agricultores do município, fortalecendo o meio rural e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades atendidas”, enfatiza Antônio Cezar.