Lideranças prestigiam abertura da Via Tecnológica do Leite

29 de junho de 2023

 Começou com muito prestígio de autoridades, lideranças, técnicos e produtores a 9ª Via Tecnológica do Leite de Francisco Beltrão, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. A abertura oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira (29) e a programação segue até este sábado, dia 1º de julho, com entrada grátis. Trata-se do maior evento da cadeia leiteira do Sudoeste, na maior bacia leiteira do Paraná.

         O prefeito Cleber Fontana e o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, junto com as demais lideranças, falaram sobre a grandeza do evento, que é um dos maiores do Paraná nesta área, e da importância da cadeia leiteira para os produtores da região. A Via do Leite apresenta as últimas novidades em tecnologia e nutrição para a produção leiteira, palestras, premiações para produtores, ranqueamento nacional do gado holandês, desfile do Clube da Bezerra, lançamento do Inova Queijo 2024, gastronomia e shows.

    A Via é realizada pela Associação Empresarial em parceria com a Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Agricultura, contando com apoio institucional do Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, IDR Paraná, Sebrae e a UTFPR, campus de Beltrão. O evento tem como patrocinador Ouro a Cresol, Prata a Energybel e Bronze a Coasul. Também é viabilizada com apoio da Sociedade Rural, Ampernet, Rumo, Bonetti AgroNutri, Inova Queijo e Aprosud.

A frente de honra contou com as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana; secretário Norberto Ortigara; Deputados Wilmar Reichembach, Adão Litro e Luis Corti; prefeitos Anderson Barreto (presidente da Amsop), Paulo Pilatti (Marmeleiro), Idalir Zanella (Renascença); Nilson Faversani (Bom Sucesso do Sul) e Volmar Duarte (Salgado Filho); vereadores Tupy Prolo (presidente da Câmara); Jean Emiliano; Pedro Tufão Filho, Quintino Girardi e Ronaldo Bizotto; presidente da Associação Empresarial, William Madruga; secretário municipal de Agricultura, Claudimar de Carli; superintendente da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Hodandesa, Altair Valotto; gerente regional Sul do Sebrae, César Colini; presidente da Agência de Desenvolvimento Regional, Rogério Sidral; presidente da Sociedade Rural, Claudio Borges; professor Hernan Vielmo, diretor do campus da UTFPR; Tenente Coronel Heitor Soster, comandante do 10º Grupamento de Bombeiros; Major José Batista, comandante interino do 21º Batalhão da Polícia Militar; Delegado José Pacheco, da 19ª SDP; presidente da Cresol Tradição, Luiz Carlos Colombo; gerente da divisão industrial da Coasul, Adriano Zanella; diretor da Energybel, Valdiney Mengues; Pastor André Padilha; diretores regionais e estaduais da Secretaria Estadual de Agricultura e do IDR Paraná.

                                                 PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA – 30/06

– 08h00 – Abertura do Centro de Eventos

– 08h30 – Lançamento do Inova Queijos 2024

– 09h30 às 11h30 – Palestra

Tema: Processo Simplificado de Adesão ao SUSAF/PR

Palestrante: Mariza Koloda – Gerente de Inspeção POA/Adapar

– 11h30 às 12h30 – Talk Show

Tema: A Marca Coletiva Queijo do Sudoeste e a Conexão com o Turismo Rural

Palestrante: Teresinha Busanello Freire (IDR-Paraná)

Palestrante: Junior Baggio (Sebrae/PR)

Moderadora: Alyne Chicocki (Sebrae/PR)

– 12h00 – Almoço (Feijoada – CTG Herdeiros da Tradição)

– 13h30 às 15h00 – Palestra

Tema: Leite a Pasto: um diferencial na produção do queijo artesanal do Sudoeste do Paraná

Palestrante: Endrigo Antônio de Carvalho (IDR-Paraná)

– 15h30 – Ranqueamento Nacional do Gado Holandês (Vaca Jovem)

– 19h00 – Jantar (Vaca Atolada – CTG Herdeiros da Tradição)

– 20h00 – Show do Badin, o Colono

SÁBADO – 1º/07

– 09h00 – Abertura do Centro de Eventos para Visitantes

– 10h00 – Desfile do Clube da Bezerra

– 12h00 – Almoço (Costelão Fogo de Chão – CTG Herdeiros da Tradição)

– 14h00 – Ranqueamento Nacional do Gado Holandês (Vaca Adulta)

– 19h00 – Jantar e Show Valores Regionais




Pular para o conteúdo