Expobel terá concurso de queijos coloniais

5 de março de 2024

       As agroindústrias do Sudoeste que produzem queijos mostrarão sua força na 31ª Expobel, que começa neste sábado, dia 09 de março, em Francisco Beltrão. Um dos atrativos da feira será o 1º Prêmio Expobel de Queijos Coloniais do Sudoeste, que deve reunir produtores dos 42 municípios da região.

      O principal objetivo é promover e divulgar a qualidade dos queijos coloniais produzidos na região. As inscrições para o concurso podem ser confirmadas até sexta-feira, dia 08. Basta entrar em contato com a comissão organizadora pelo whatsApp (46) 3520-9129 para obter o regulamento e o link para se inscrever.

        O concurso é organizado pelo IDR-Paraná, Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e UTFPR, com apoio da prefeitura. No dia 15 tem o julgamento. No mesmo dia, às 19h00, acontece a premiação dos melhores queijos. Os produtos inscritos devem estar registrados como queijo colonial no órgão sanitário competente (SIM ou Susaf). A exigência é a mesma para os queijos coloniais temperados, ao vinho e recheados.

      Os produtos devem estar embalados e rotulados no momento da entrega das amostras que devem chegar à comissão julgadora até o dia 13. Elas precisam completar dez dias de maturação, no mínimo, até o dia 15, data da avaliação. O julgamento será feito por professores das universidades, especialistas do Sebrae e do IDR-Paraná, todos com experiência. Um grupo de leigos passará por um treinamento e vai se juntar aos avaliadores dos queijos.




Pular para o conteúdo