Começa a colheita de mais uma safra de pepino

26 de fevereiro de 2024

Produtores atendidos pelo Programa de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Francisco Beltrão (Proder) estão iniciando a colheita da segunda safra de pepino indústria.  “O bom resultado da safra principal, plantada em dezembro do ano passado, estimulou a permanência na atividade e despertou o interesse de novos produtores a investirem nessa cultura”, comenta Antonio Cezar Soares, coordenador do programa.

Ele cita como exemplos os produtores José de Castro e Valda Laufer de Castro, de Santo Izidoro, Rubens e Marinalda de Barros, da localidade de São Marcos, que realizaram o plantio pela primeira vez. Valdecir e Adriane Olegine, do Rio Saudade, e Alciovane, do Km 15, com mais experiência, com dois anos na atividade, plantaram na segunda safra.

Mesmo tendo recurso próprio para investir, ele recomenda que o produtor financie o investimento e custeio, possibilitando o acesso ao Proagro, se houver necessidade, reduzindo riscos com a cultura.

Antonio Cezar acompanhou os produtores Fábio Cossa e seu pai Jayro em uma visita técnica em duas propriedades que realizam o cultivo do pepino para a troca de experiências. “É importante que o produtor veja esse trabalho na prática e conheça a parte técnica e de manejo”, relata o coordenador.

Além do pepino indústria, acompanharam outras atividades na propriedade, como a fruticultura da pitaia e de acerola, o trabalho de recuperação das nascentes de água, tanto para o abastecimento sanitário como para a irrigação por gotejamento das culturas.

A prefeitura tem realizado ações nesse sentido, investindo no abastecimento de água nas propriedades rurais. Recentemente o benefício chegou na propriedade de Janete e Rodrigo Lanfred, na Linha Jandira, melhorando o abastecimento da água da propriedade que passava por dificuldades.

“Ações como estas da Administração Municipal contribuem para a melhoria da condição de vida no meio rural, através do fortalecimento da agricultura e da geração de renda aos nossos agricultores”, salienta Antonio Cezar.