Começa a colheita da safra de pepino indústria

22 de novembro de 2023

Pelo terceiro ano consecutivo, agricultores atendidos pelo Proder (Programa de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Francisco Beltrão) iniciaram a colheita da safra de do pepino indústria. “As condições climáticas adversas pelo excesso de chuvas das últimas semanas afetou a cultura em campo aberto, mas os produtores estão otimistas em relação ao resultado final”, comenta Antonio Cezar Soares, coordenador do programa.

Neste ano, além de fornecer para uma indústria de São Jorge D’Oeste, alguns produtores comercializarão a produção em uma indústria de Francisco Beltrão. O pepino indústria é uma cultura de ciclo curto e em menos de 30 dias após o plantio já é possível iniciar a colheita.

De acordo com Antonio Cezar o trabalho de assistência técnica disponibilizado gratuitamente pela prefeitura e empresas que compram a produção tem muita importância no resultado final. O apoio aos produtores com assistência técnica é fundamental, pois com excesso de umidade as doenças fúngicas e bacterianos podem atacar rapidamente, necessitando uma intervenção imediata com o tratamento fitossanitário”, diz o coordenador.

Também enfatiza que o cultivo de pepino fomentado pelo Proder tem se mostrado uma importante alternativa para a geração de emprego e renda para os agricultores, principalmente para as pequenas propriedades. Para o mercado consumidor é um produto que depois de embalado tem durabilidade maior, podendo ser consumido durante o ano todo.