Beltrão reduz casos de Brucelose e Tuberculose em bovinos

3 de janeiro de 2020

O Programa Municipal de controle da brucelose e da tuberculose em bovinos desenvolvido em Francisco Beltrão pela administração municipal, através da secretaria municipal de Agricultura, vem apresentando excelentes resultados. De acordo com o secretário Claudimar de Carli, em 2019 houve redução de 43% no registro de casos das doenças em relação a 2018. ”A parceria do município com os produtores e com os profissionais médicos veterinários é bem sucedida. A redução dos casos confirma que o programa está dando certo”, diz Claudimar.

Segundo ele, são 22 profissionais atuando em todo o município, priorizando o rebanho leiteiro. A prefeitura subsidia 50% do valor dos exames. A outra parte é paga pelos produtores. No ano passado os investimentos em exames chegaram a R$ 220 mil. O exame deve ser feito pelo menos uma vez por ano. Quando é constatada a doença, o bovino precisa ser abatido e a carne descartada, pois é imprópria para o consumo. O procedimento tem o a supervisão de médico veterinário da Adapar. “Garantir a sanidade dos animais significa proteger a saúde da nossa população e proporcionar mais rentabilidade aos produtores”, define Claudimar.

Em 2019 foram realizados quase 17 mil exames em 9.600 animais. Foram 9.588 exames de tuberculose e 7.226 de brucelose. Foram confirmados 37 casos das doenças, sendo 33 de tuberculose e 4 de brucelose. A redução em relação a 2018 é de 43%. Naquele ano foram 53 casos, sendo 41 de tuberculose e 12 de brucelose. Uma das preocupações é fazer a constatação o mais precocemente possível para evitar que o restante do rebanho contraia a doença.

“Geralmente os grandes produtores mantém o controle por conta própria, mas para os pequenos esse subsídio da prefeitura é de fundamental importância”, explica Claudimar. Brucelose e tuberculose são zoonoses e podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos. No caso da brucelose, o contágio ocorre por meio de secreções, ingestão de carne e de leite de animais infectados. A tuberculose pode ser transmitida pelo ar, quando o animal infectado tosse ou espirra.