Apicultores prestigiam Dia de Campo do Proder

28 de julho de 2023

      O Programa de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Francisco Beltrão (Proder) realizou Dia de Campo sobre apicultura nesta quinta-feira, 27 de julho, na propriedade de Antonio Lazarin, na Linha Jandira. A atividade contou com a participação de 30 apicultores do município. “O Proder oportuniza aos produtores rurais alternativas de incremento de renda e a apicultura é uma dessas atividades”, explica o coordenador do programa, Antonio Cezar Soares.

       Durante a parte teórica houve uma apresentação técnica sobre o manejo das colmeias, principalmente no período de inverno, quando os apicultores precisam redobrar o cuidado com os enxames. O especialista em apicultura Nilton Laabs, da Associação de Apicultores do Sudoeste, que tem mais de 30 anos de experiência na atividade, discorreu sobre os cuidados de limpeza das colmeias, troca de caixilhos laterais, alimentação, além da morfologia e sanidade, principalmente da abelha rainha. São aspectos importantes para manter a qualidade do mel e aumentar a produtividade.

       Francisco Beltrão possui quatro unidades de beneficiamento do produto, com inspeção sanitária municipal, o que garante a segurança alimentar e a qualidade do produto consumido pela população. Na sequência, acompanhados por Fábio Lazarin, da família proprietária, os apicultores foram paramentados com os equipamentos de segurança para a parte de campo, quando aconteceu a demonstração prática.

      Antonio Cezar avalia que a iniciativa foi muito positiva. “Com eventos como este o Proder cumpre com a sua finalidade e com o objetivo da administração municipal, que é levar tecnologia e capacitação no campo, para aumentar a produtividade, gerar renda e melhor qualidade de vida para os nossos agricultores”, enfatiza o coordenador. O vice-prefeito Antonio Pedron prestigiou a programação.




Pular para o conteúdo