Agroindústria Maccari conquista a Certificação Susaf

10 de novembro de 2023

A Agroindústria Maccari de Francisco Beltrão, localizada na comunidade de Seção São Miguel, obteve uma importante conquista, a certificação do Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). A entrega do selo para a família Maccari foi realizada na noite de quinta-feira (09), no auditório do Centro de Eventos.

Participaram da solenidade o secretário municipal de Agricultura Claudimar de Carli e a equipe  do Serviço de Inspeção Municipal, que realizou o importante trabalho de orientação e acompanhamento para a empresa cumprir todas as normas e realizar os investimentos necessários.

Com o Susaf, a agroindústria poderá comercializar os seus produtos em todo o Paraná, podendo ampliar a sua área de atuação. A Maccari é uma das primeiras agroindústrias  certificadas pelo Serviço de Inspeção Municipal da Prefeitura de Francisco Beltrão. Ela possui o registro número 02. Agora consegue mais este avanço.

“O trabalho da nossa equipe de inspeção é referência para o Brasil. Isso tem possibilitado o avanço na certificação e com bastante celeridade, o que é benéfico para a nossa economia, pois as agroindústrias aumentam a área de atuação, podem produzir mais e gerar mais empregos, o que é fundamental”, relata o secretário Claudimar.

Capacitação para agroindústrias

Junto com o evento de certificação, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da secretaria municipal de Agricultura promoveu uma palestra sobre Boas Práticas de Fabricação, ministrada pela médica veterinária Dra. Andréa Badaró, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Participaram manipuladores e proprietários das agroindústrias registradas no SIM e das que estão em processo de registro, contando com 98 participantes. A atividade consta no cronograma anual de ações do SIM, com objetivo de atualizar e melhorar o desempenho das atividades realizadas nas agroindústrias. Também visa fomentar a eficácia do trabalho dos manipuladores, melhorando a qualidade do produto final das empresas.