Agricultores do Proder participam de simpósio sobre pepino

21 de agosto de 2023

Um grupo de produtores rurais de Francisco Beltrão que participam do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural) da prefeitura, esteve na semana passada em São Jorge D’Oeste participando do 3º Simpósio Pepino Indústria, realizado no Centro de Convenções dos Lagos do Iguaçu, com promoção do Viveiro Baldissarelli e Cantu Alimentos.

A comitiva beltronense foi acompanhada pelo vice-prefeito Antonio Pedron e pelo coordenador do programa, Antonio Cezar Soares. O evento contou com a presença do secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara. O objetivo foi obter novos conhecimentos sobre as últimas novidades desta atividade.

Pelo segundo ano a cultura do pepino indústria vem sendo incentivada em Francisco Beltrão através do Proder. A iniciativa está apresentando bons resultados, com potencial de geração de emprego e renda. Para a safra deste ano mais produtores devem aderir ao plantio. No simpósio conheceram as técnicas de cultivo, manejo e cuidados fitossanitários.

De acordo com Antonio Cezar, a produção em ambiente protegido com estufa é a opção mais difundida atualmente, por apresentar melhor produtividade e qualidade do produto. Ele lembra que a difusão de tecnologia e a capacitação dos agricultores é um dos objetivos do programa. Outro atrativo é que toda a produção tem a comercialização garantida.