A importância do consumo de alimentos seguros

31 de março de 2021

A alimentação é fundamental nas nossas vidas, através dela asseguramos nossa saúde, bem estar e até mesmo podemos aumentar nossa imunidade, por isso a importância de consumir alimentos saudáveis e de qualidade.No Brasil existem alguns serviços responsáveis pela fiscalização das indústrias alimentícias que garantem a segurança alimentar.

No município de Francisco Beltrão o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, permite o maior controle e fiscalização de produtos de origem animal, com o objetivo de aumentar a segurança para o consumidor, evitando fraudes e garantindo que as agroindústrias registradas no SIM cumpram com os regulamentos técnicos de identidade, bem como a qualidade dos produtos e suas legislações.

O consumidor deve ficar atento ao realizar suas compras, observando se os produtos de origem animal que estão sendo adquiridos possuem o símbolo da inspeção, que identifica que este produto passou por uma fiscalização, garantindo desta maneira que terá em sua mesa um alimento seguro.

Desta forma também estaremos colaborando com a saúde pública, que no momento atual sofre com a superlotação dos hospitais em decorrência da alta contaminação das pessoas pela covid-19. Os alimentos contaminados ou de procedências duvidosas podem gerar infecções alimentares e outras enfermidades, o que pode levar o consumidor a necessitar de assistência médica ou hospitalar.

O procedimento de conferir a origem dos seus alimentos, além de verificar as recomendações de consumo e conservação dos produtos, torna-se ainda mais essencial para evitarmos o agravamento desta situação. Exija produtos registrados e inspecionados. Caso encontre produtos sem registro, DENUNCIE !  Basta acessar franciscobeltrao.pr.gov.br/ouvidoria ou ligar (46) 3520-2121.

Sidney Pasqualetto Júnior

Médico veterinário do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA)