Começam ações do Maio Amarelo

7 de maio de 2024

O lançamento oficial do Maio Amarelo 2024 em Francisco Beltrão foi realizado nesta terça-feira (07), com atividades na Casa de Chás e no Parque Boa Vista do bairro Industrial. Neste ano a campanha apresenta o tema “Paz no trânsito começa por você”. Também foram iniciadas as ações do projeto “O trânsito pede calma”, que visa sensibilizar e oportunizar uma abordagem para tudo aquilo que consideramos importante, como a família, a casa, o trabalho e especialmente promover uma reflexão sobre a valorização da vida no trânsito.

Durante pronunciamento, o prefeito Cleber Fontana parabenizou todos os envolvidos pelo voluntariado e disponibilidade de tratar deste tema nos cantos do município, mas também fez algumas cobranças. “Além da conscientização, necessitamos e urgente de algumas medidas práticas. Precisamos de mais homens no efetivo da Polícia Rodoviária Estadual para incrementar a fiscalização nas rodovias”, disse o prefeito.

Cleber também se queixou da dificuldade para a renovação de convênios com o DER Paraná para a continuidade do funcionamento de radares eletrônicos nas rodovias. “Se não temos policiais suficientes, precisamos destes radares na ativa para coibir o excesso de velocidade, que é uma das principais causas de acidentes”, explicou o prefeito.

A diretora do Debetran, Marilda Galvão, falou sobre a importância das ações que serão realizadas até o final do mês. Ela agradeceu as forças de segurança e demais parceiros que estão engajados. Também falaram na abertura oficial o vereador Tupy Prolo, presidente da Câmara, Major Batista, subcomandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, a Capitão Débora Kolossoskei, do 10º Grupamento de Bombeiros e o delegado Ricardo de Moraes, chefe da 19ª SDP.

O projeto “O trânsito pede calma”, iniciado no Parque Boa Vista, também será implantado no Lago das Torres, no bairro Padre Ulrico. Em toda a pista de caminhada os frequentadores encontrarão placas com pedidos de cuidado, atenção, respeito e empatia. Por meio desta ação o Departamento Beltronense de Trânsito, forças de segurança e apoiadores buscam eternizar a necessidade do cuidado no trânsito e a necessidade de redução do número de sinistros e suas lesões.

Marilda Galvan relata que a escolha dos parques é justamente para trazer o tema trânsito em um momento de calma, lazer, tranquilidade e de paz dos frequentadores e oportunizar uma reflexão sobre a importância da valorização da vida, para que estes momentos de lazer e de tranquilidade não sejam interrompidos por um sinistro de trânsito.

Seguindo o cronograma de ações, nesta quarta-feira (08), com início às 08h30, acontecerá no Calçadão a formação de um laço humano pela Paz no Trânsito, com a participação de agentes de trânsito, Policiais Militares, Civis, Penal, Bombeiros, socorristas, demais forças de segurança, apoiadores e a sociedade civil. A formação contará com mais de 100 pessoas e viaturas.

Além das autoridades que falaram durante o lançamento da campanha, também participaram do lançamento os vereadores Jean Emiliano, Oberdan Saretta, Quintino Girardi e Silmar Gallina; capitão Átila, subcomandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado do Exército; capitão Roberto, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar; sargento Jairo da Polícia Rodoviária Estadual da Água Branca; Paulo Schmitz, chefe da 30ª Ciretran; Cristhian Schio, do Samu; advogado Douglas Luvison, presidente da OAB; Victor Galvão, delegado da Caixa de Assistência  da OAB; Davi Nesi, presidente da CDL; Mariane Zilli Molin, da Associação Empresarial, e Kelly Borghesan, presidente do Conselho Comunitário de Segurança.