Beltrão inicia a Campanha Maio Amarelo

3 de maio de 2023

O lançamento da Campanha Maio Amarelo de 2023 foi realizado nesta quarta-feira (03) pela Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), forças de segurança e entidades parceiras. “No Trânsito, Escolha a Vida” é o tema deste ano.

Durante a solenidade aconteceu a premiação do 1º concurso “O Trânsito Sob o Olhar de Uma Criança”, que teve a participação de mais de mil crianças do 3º ano das escolas municipais e particulares. Durante pronunciamento o prefeito Cleber Fontana ressaltou que, além de ações educativas, é importante a presença constante do policiamento, especialmente nas rodovias, para coibir abusos dos motoristas.

“A educação no trânsito é de fundamental importância, mas precisamos do policiamento ostensivo, em especial nas rodovias, para coibir principalmente o excesso de velocidade e as ultrapassagens em locais proibidos. Temos que cobrar dos governantes o aumento do efetivo da Polícia Rodoviária para que esse tipo de fiscalização possa ser mantido de forma constante”, enfatiza o prefeito.

No início da solenidade Isadora Rodrigues da Silva, da Escola Municipal Epitácio Pessoa, de Seção Jacaré, fez a leitura de uma carta pela paz no trânsito, intitulada de “Um Sonho de Criança pela Paz no Trânsito”, causando emoção em todos os presentes. Na sequência vieram os pronunciamentos das autoridades, marcando o lançamento do Maio Amarelo, que terá ações educativas durante todo o mês.

A frente de honra foi composta pelas seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana; vice-prefeito Antonio Pedron; vereadores Tupy Prolo (presidente da Câmara), Jean Emiliano, Oberdan Saretta, Quintino Girardi e Ronaldo Bizotto; diretora do Debetran, Marilda Galvan; secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva; a representante dos pais, Gisele Sartori; o presidente da OAB, Douglas Luvison; comandante da Polícia Militar, Capitão Anderson Frossard; representante do comando do 10º Grupamento de Bombeiros, Capitã Debora Kolossoskei; representante do comando da Polícia Rodoviária Estadual, Sargento Rocha; delegado Julio Suñe Ferreira Pires, representando o comando da 19ª SDP; representante do SAMU, Cristian Schio; representante da Associação Empresarial, Vítor Galvão; e o chefe da 30ª Ciretran, Paulo Schmitz.

Premiação

Vencedores do 1º Concurso de Desenhos com o tema: “O Trânsito Sob o Olhar de Uma Criança”. Participaram alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais e particulares do município:

– Laura Andretta Zitcoski – Escola Municipal Epitácio Pessoa

– Kevin Girolometto – Escola Municipal Pedro Algeri

– Letícia Lorensetti Grison – Escola Municipal Irmão Cirilo

– Felipe Pereira de Mello – Escola Municipal Maria Helena Vandresen

– Nicoli Luiza Nesi – Escola Municipal Epitácio Pessoa

– Bento Krauspenhar – Escola Municipal Juscelino Kubitschek

– Isaque da Costa Sartori – Colégio Alfa

– 3º lugar – Erica Heloise Soares da Silva – Escola Municipal Maria Helena Vandresen

– 2º lugar – Davi Leandro Soares – Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração

– 1º lugar – Josiane Gonçalvez dos Santos – Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração

Conteúdo da carta pela paz no trânsito, apresentada pela aluna Isadora Rodrigues da Silva, da Escola Municipal Epitácio Pessoa, de Seção jacaré

UM SONHO DE CRIANÇA PELA PAZ NO TRÂNSITO!

AINDA SOU CRIANÇA, E COMO QUALQUER CRIANÇA TENHO VÁRIOS SONHOS, POSSO SER PROFESSORA, MÉDICA, ADVOGADA, OU QUEM SABE BAILARINA, QUERO CRESCER E TER A CERTEZA QUE OS MEUS SONHOS SERÃO REALIZADOS E QUE NENHUM DELES SERÁ IMPEDIDO PELO TRÂNSITO.  MESMO SENDO CRIANÇA SEI QUE PRECISO FAZER A MINHA PARTE E QUE CADA UM TAMBÉM PRECISA FAZER A SUA.  APRENDI QUE NO TRÂNSITO PODEMOS ESCOLHER O QUE É CERTO OU ERRADO, MAS QUANDO ESCOLHEMOS O QUE É ERRADO COLOCAMOS A NOSSA VIDA EM RISCO.

A MINHA CIDADE É TÃO BONITA, E OS MEUS SONHOS QUERO REALIZAR AQUI, E POR ISSO, PEÇO AJUDA, PRECISAMOS QUE TODAS AS REGRAS, ESSAS QUE TODOS CONHECEM SEJAM CUMPRIDAS, COMO USAR O CINTO DE SEGURANÇA, RESPEITAR A VELOCIDADE, USAR O CAPACETE DE FORMA CORRETA, RESPEITAR A SINALIZAÇÃO, ATRAVESSAR A RUA NA FAIXA, PORÉM MUITAS PESSOAS NÃO AS RESPEITAM E ACABAM SE PREJUDICANDO OU PREJUDICANDO OUTRAS PESSOAS, DEIXANDO DE VALORIZAR O QUE TEMOS DE MAIS IMPORTANTE A NOSSA VIDA!

A TODOS OS ADULTOS, UM PEDIDO ESPECIAL, CUIDEM DAS CRIANÇAS, VOCÊS SÃO OS NOSSOS HERÓIS E O SEU EXEMPLO NOS ENSINA.

HOJE ESTOU AQUI PARA DIZER QUE MESMO SENDO UMA CRIANÇA, JÁ VEJO MUITAS PESSOAS SE MACHUCAREM E ATÉ MESMO PERDEREM A VIDA NO TRÂNSITO, POR ISSO ESCREVO ESSA CARTA, PARA QUE NO FUTURO OS ACIDENTES DIMINUAM, PARA QUE A VELOCIDADE SEJA RESPEITADA, O CINTO DE SEGURANÇA SEJA UTILIZADO, QUE AS PESSOAS DIRIJAM COM CONSCIÊNCIA, RESPEITO E EMPATIA.

QUEM ESTÁ NO TRÂNSITO HOJE, ESTÁ ESCOLHENDO O TRÂNSITO DO NOSSO FUTURO, ESPERO QUE CADA UM DE NÓS FAÇA TUDO CERTO, E QUE NO FUTURO QUANDO EU CAMINHAR PELA RUA, ANDAR DE BICICLETA, DIRIGIR, O TRÂNSITO SEJA AINDA CALMO E TRANQUILO, MUITO JÁ ESTÁ SENDO REALIZADO, E HOJE ESTAMOS AQUI PLANTANDO MAIS UMA SEMENTE, PORQUE ACREDITAMOS NA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA PRESERVAR VIDAS! CONTO COM VOCÊS!