Curso para profissionais de beleza

6 de março de 2019

Nesta segunda-feira, dia 11 de março, o setor de inspeção sanitária da Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão  promove o curso sobre legislação sanitária para profissionais de salões de beleza e autônomos que atuam nas áreas de estética, cabeleireiros e manicures.

O curso é gratuito e será a partir das 14h00, no auditório da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec), com duração de três horas. O objetivo é capacitar esses profissionais para a regularização da atividade e do estabelecimento, bem como instruir sobre as exigências dos órgãos de fiscalização.

Conforme a inspetora sanitária Thalita Schmoller, estufas em salões de beleza e de estética estão proibidas desde 2013. A esterilização dos equipamentos deve ser feita em autoclave. “A mudança se dá devido à ineficácia das estufas em combater agentes microbiológicos e patogênicos nos materiais. A autoclave é indispensável, porque atinge temperatura de até 140 graus em pressão úmida, reduzindo as chances de sobrevivência dos microrganismos”, explica Thalita.

Também informa que várias doenças podem ser transmitidas pelo uso desses utensílios sem a esterilização correta, principalmente as hepatites B e C, fungos e até HIV. Estabelecimentos já notificados e que não estiverem esterilizando seus materiais de forma correta ficam sujeitos a multa e até interdição. As inscrições para o curso devem ser feitas na Sala do Empreendedor na rua Elias Scalco, 405, bairro Luther King. Informações complementares pelo telefone: (46) 3524-6457.