Vai começar a Semana Farroupilha de Beltrão

19 de setembro de 2023

Começa nesta quarta-feira, dia 20, às 19h00, e prossegue até domingo, dia 24 de setembro, a 17ª Semana Farroupilha da Integração de Francisco Beltrão, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. O evento tradicionalista tem a coordenação da prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, com apoio dos CTGs Herdeiros da Tradição, Rancho Crioulo e Recordando os Pagos, grupos tradicionalistas, Sesc e Fecomércio.

Cerca de 70 acampamentos estão sendo montados no interior do parque. “Mais uma vez teremos uma grande estrutura, excelentes shows e ótima gastronomia. A Semana Farroupilha de Francisco Beltrão é uma das maiores e melhores do Sul do Brasil e isso é motivo de muito orgulho”, comenta Vilmar Mazzetto, diretor de Cultura e Patrono do evento. Nesta edição o coordenador é Valdir Ribeiro, Vice-patrão do CTG Recordando os Pagos.

A entrada é gratuita, mas haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e outros produtos que serão encaminhados para os desabrigados das enchentes no Rio Grande do Sul. Serão realizados três shows nacionais, além das apresentações dos artistas locais. Os shows nacionais começam às 21h00. Nesta quarta-feira (20) tem Carlos Magrão. Sexta-feira (22) será a vez de Elton Saldanha e no sábado (23) Joca Martins.

Confira a programação:

12h00: Almoço – costelão de chão

15h00: Matinê com Paulo Merísio e O Gaiteiro do Paraná

A origem da Semana Farroupilha

Todos os anos, em setembro, no Rio Grande do Sul, em centenas de cidades brasileiras e até fora do Brasil, acontece a Semana Farroupilha. O objetivo é cultuar e valorizar a Revolução Farroupilha, que foi o mais longo e um dos mais significativos movimentos revolucionários brasileiros.

Por meio desta revolução o Rio Grande do Sul se levantou contra o Império do Brasil, reivindicando mais atenção e apoio às necessidades básicas da Província. Também é um momento em que se divulgam os símbolos do Tradicionalismo Gaúcho e do Estado do Rio Grande do Sul, enfatizando seus usos e costumes.

Em Francisco Beltrão há muitos anos se comemora a Semana Farroupilha, uma tradição que veio dos pioneiros oriundos do Rio Grande do Sul, que colonizaram e desenvolveram o Sudoeste do Paraná. Há mais de 40 os pioneiros já se reuniam em acampamento montado na praça central de Beltrão para comemorar a Semana Farroupilha.

Em 2004, já com a existência de dois CTGs, o Recordando os Pagos e o Herdeiros da Tradição, aconteceu a 1ª Semana Farroupilha da Integração, realizada no Parque de Exposições, contando com o apoio da prefeitura. Posteriormente surgiu o 3º CTG, o Rancho Crioulo, que se integrou na programação. Em alguns anos a atividade não foi realizada. Por isso são 19 anos desde a 1ª edição e em 2023 acontecerá a 17ª Edição.