Pioneiros do Rio Tuna são homenageados 

1 de agosto de 2023

       A comunidade do Rio Tuna, interior de Francisco Beltrão, está completando 70 anos em 2023. Para celebrar a data, a Associação de Moradores, com apoio da prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, homenageou os pioneiros da localidade. A solenidade festiva foi realizada sábado, 29 de julho, no centro comunitário, com o prestígio das lideranças comunitárias e de muitas autoridades, dentre elas o prefeito Cleber Fontana e a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

       “No ano passado, nas comemorações dos 70 anos do município, homenageamos centenas de pioneiros, como forma de gratidão a todos que ajudaram a construir a nossa história. Parabenizamos as lideranças do Rio Tuna pela iniciativa”, disse o prefeito Cleber. O presidente da associação, Angelo Nelson Fioreli, que também é pioneiro, agradeceu o apoio da prefeitura e fez um relato de várias histórias dos pioneiros quando chegaram na Vila Marrecas e na comunidade, alguns com mais de 90 anos de idade.

       Foram homenageados os seguintes pioneiros: Fermino Kowaski; Jair Berton; Luiz Zanella; Dejanir Krasuski; Sebastião Borghesan; Adelaide Iurko Pontes; Jandira Berton Zanini; Angelo Nelson Fioreli; Delso Baseggio; Getúlio Zanini; Geni Parizzoto Rodhen; Rosa Kowaski; Erenaldo Rodhen; Leonilde Baseggio Santini; Albino Kowaski; Elza Giordane Berton; Lauro Rodhen; Salvador Rodriguês; Helena Zanella; Maria Tavares; José Pereira Oliveira; Belmira Oliveira Passarelo; Zelina Tabaroski; Vitorino Bocalon; Justina Galvan Berton e Silvio Borghezan.

Prestigiaram a homenagem as seguintes autoridades e lideranças da comunidade:

Prefeito Cleber Fontana; secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; vice-prefeito Antonio Pedron, com a esposa Rose; chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria de Lourdes Bertani; vereadores Jean Emiliano, Júnior Nesi, Oberdan Saretta, Quintino Girardi, Ronaldo Bizotto e Silmar Gallina; suplente de vereadora Roselene Basegio; secretário de Gabinete, Alaércio Corazza; secretária municipal de Emprego, Mulher e Bem-Estar Social, Flaviana Tubin; secretário municipal de Agricultura, Claudimar de Carli; diretor da secretaria municipal de Viação e Obras, Ilson Moreira; diretor do Departamento de Cultura, Vilmar Mazzetto; presidente da Associação de Moradores, Angelo Nelson Fioreli; representante do Conselho da Igreja, Volmir Sebold; presidente do Clube de Mães, Margarete Zanini; presidente do Grupo de Idosos, Alberi Agnoletto; diretora da Escola Municipal Juscelino Kubitschek e presidente da APMF, Vivian Pantano, e o padre Cesar Poggêre, da Paróquia Cristo Rei, responsável pela bênção.




Pular para o conteúdo