Divulgada a programação da Semana Farroupilha 

28 de agosto de 2023

      Tradicionalistas, autoridades e a comissão organizadora da 17ª Semana Farroupilha da Integração de Francisco Beltrão participaram na manhã desta segunda-feira (28), no Espaço da Arte, da solenidade de lançamento do evento, da programação artística e gastronômica. Todos os shows são gratuitos para o público.

       O evento tradicionalista será de 20 a 24 de setembro, no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, com a coordenação da prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, com apoio dos CTGs Herdeiros da Tradição, Rancho Crioulo e Recordando os Pagos, grupos tradicionalistas do município, Sesc e Fecomércio.

      Nesta edição o coordenador é Valdir Ribeiro, Vice-patrão do CTG Recordando os Pagos e o Patrono é Vilmar Mazzetto, diretor do Departamento de Cultura. A Semana Farroupilha de Beltrão vem crescendo a cada edição e hoje é considerada uma das maiores do Sul do Brasil.

      “Sempre proporcionamos shows de excelente qualidade, boa gastronomia, uma ótima estrutura para os tradicionalistas e a gratuidade em toda a programação artística. Temos atraído um grande público e certamente o sucesso vai se repetir em 2023”, disse o vice-prefeito Antonio Pedron em seu pronunciamento.

Compuseram a frente de honra as seguintes autoridades e coordenadores:

Vice-prefeito Antonio Pedron; vereadores Tupy Prolo (presidente da Câmara), Oberdan Saretta, Quintino Girardi, Ronaldo Bizotto e Silmar Gallina; Embaixador Honorário e Consul Honorário do Rio Grande do Sul, Elóis Felício Rodrigues; coordenador da 17ª Semana Farroupilha da Integração e Vice-patrão do CTG Recordando os Pagos, Valdir Ribeiro; diretor do Departamento de Cultura e Patrono do evento, Vilmar Mazzetto; Gerente Executiva do Sesc, Denise Trindade; Vice-patroa do MTG do Paraná, Delcir Scolari; Diretora cultural da 9ª Região Tradicionalista do MTG do Paraná, Diogenes Reolon; Patrão do CTG Herdeiros da Tradição e 1º Peão Biriva da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Amarildo Petry; Patrão do CTG Rancho Crioulo, Alceu Tombini; e a Patroa do CTG Recordando os Pagos, Lusiane Biondo.

Confira a programação:

Dia 20/09 – Quarta-feira

19h00: Chegada da Chama Crioula e a solenidade de abertura

20h00: Jantar – costelão de chão

21h00 – Show com Carlos Magrão

Dia 21/09 – Quinta-feira

20h00: Jantar – macarrão, galeto, fortaia e polenta

21h00: Show com Lorenzo Borella de Souza

22h00: Show com Trio 3 Tentos

23h00: Show com O Gaiteiro do Paraná

Dia 22/09 – Sexta-feira

20h00: Jantar – porco no tacho, mandioca, arroz e saladas

21h00: Show com Elton Saldanha

22h00: Fandango com Império da Vanera

Dia 23/09 – Sábado

08h00: Cavalgada saindo do Parque Alvorada até o Parque de Exposições

12h00: Feijoada

15h00: Matinê com Josias e Samuel

20h00: Jantar – vaca atolada

21h00: Show com Joca Martins

22h00: Fandango com Trio do Sul

Dia 24/09 – Domingo

08h00: Café campeiro

10h00: Missa Crioula

12h00: Almoço – costelão de chão

15h00: Matinê com Paulo Merísio e O Gaiteiro do Paraná

                                            A origem da Semana Farroupilha

      Todos os anos, no mês de setembro, no Rio Grande do Sul, em centenas de cidades brasileiras e até fora do Brasil, acontece a comemoração da Semana Farroupilha. O objetivo é cultuar e valorizar a Revolução Farroupilha, que foi o mais longo e um dos mais significativos movimentos revolucionários brasileiros.

        Por meio desta revolução o Rio Grande do Sul se levantou contra o Império do Brasil, reivindicando mais atenção e apoio às necessidades básicas da Província. Também é um momento em que se divulgam os símbolos do Tradicionalismo Gaúcho e do Estado do Rio Grande do Sul, enfatizando seus usos e costumes.

       Em Francisco Beltrão há muitos anos se comemora a Semana Farroupilha, uma tradição que veio dos pioneiros oriundos do Rio Grande do Sul, que colonizaram e desenvolveram o Sudoeste do Paraná. Há mais de 40 os pioneiros já se reuniam em acampamento montado na praça central de Beltrão para comemorar a Semana Farroupilha.

       Em 2004, já com a existência de dois CTGs, o Recordando os Pagos e o Herdeiros da Tradição, aconteceu a 1ª Semana Farroupilha da Integração, realizada no Parque de Exposições, contando com o apoio da prefeitura. Posteriormente surgiu o 3º CTG, o Rancho Crioulo, que se integrou na programação. Em alguns anos a atividade não foi realizada. Por isso são 19 anos desde a 1ª edição e em 2023 acontecerá a 17ª Edição. 




Pular para o conteúdo