Conferência Municipal de Cultura lota o Espaço da Arte

2 de setembro de 2019

Foi um sucesso a 1ª Conferência e Fórum Municipal de Cultura de Francisco Beltrão, na noite de sexta-feira (30), no Espaço da arte, que ficou completamente lotado. A programação foi organizada pela administração municipal, por meio do Departamento de Cultura, reunindo centenas de pessoas das mais diversas manifestações culturais e artísticas. O diretor de Cultura Vilmar Mazzetto e a secretária municipal de Educação, Mariah Ivonete Silva deram as boas vindas, enaltecendo a importância de uma grande presença da categoria.

O prefeito Cleber Fontana prestigiou o evento e durante pronunciamento lembrou que historicamente no Brasil se investe pouco no setor cultural. “Mas em  Francisco Beltrão a nossa postura é diferente e na nossa gestão aumentamos cinco vezes os valores que vinham sendo investidos nas atividades culturais. O trabalho que vocês realizam é de suma importância para a comunidade e vamos manter o apoio porque queremos a presença das manifestações culturais em todo o município”, completou o prefeito.

Depois da abertura oficial os participantes aprovaram o regimento interno da conferência e do fórum. Também trataram da composição do Conselho Municipal de Cultura. Também foi lançada oficialmente a Lei que trata do Sistema Municipal de Cultura, que visa principalmente levar a cultura para os bairros, interior do município e eventos descentralizados.

“O projeto é inédito na história da cultura beltronense e dá oportunidade para todos os setores da arte. Vamos contemplar artistas de diversos segmentos através de chamamento público”, afirma o diretor  Vilmar. Relata que com o amparo da lei os artistas tem a oportunidade de mostrar o seu talento e receber o reconhecimento do poder público e da população.

Na cerimônia de abertura integraram a frente de honra as seguintes autoridades: prefeito Cleber Fontana; vereador José Carlos Kniphoff, presidente da Câmara; Mariah Ivonete Silva, secretária municipal de Educação; Vilmar Mazzetto, diretor de Cultura; Cathi Steffanello, representante da direção do Núcleo Regional de Educação; Gabriel Elvas, presidente da Ordem dos Músicos do Paraná e Joceane Portela Marcon, vice-presidente de serviços da Associação Empresarial (ACEFB).