Beltrão terá representantes na Conferência Nacional de Cultura

22 de fevereiro de 2024

Bruno Packard e Nadieli Elvas com Vilmar Mazzetto, diretor de Cultura

Pela primeira vez a cultura de Francisco Beltrão terá delegados em uma Conferência Nacional de Cultura. Além de representar o município, também representarão o Estado do Paraná. Bruno Packard Blasius, coordenador do Patrimônio Histórico, representará o setorial de Patrimônio Histórico e Cultural, e Nadieli Agostini Elvas, coordenadora das Oficinas Artísticas Culturais e musicista, representará o eixo setorial de Música. Os dois atuam no Departamento de Cultura da Prefeitura de Francisco Beltrão.

A 4º Conferência Nacional de Cultura será realizada em Brasília, de 4 a 8 de março, com a coordenação do Ministério da Cultura.  As despesas de viagem e estadia dos delegados serão custeadas pela Secretaria de Estado da Cultura. O Diretor de Cultura Vilmar Mazzetto enfatiza que é de suma importância a região estar representada no evento, principalmente para contribuir com as políticas culturais do país.

A Conferência Nacional deverá reunir mais de 3 mil participantes de todo o Brasil para debater políticas públicas culturais e definir orientações para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura, que norteará a pasta na próxima década.

São três categorias de participação. Os delegados tem direito a voz e voto. Os convidados tem direito a voz e os observadores poderão acompanhar os debates.  Ao todo serão 1.354 delegados escolhidos nas conferências promovidas nos 26 estados e no Distrito Federal.

Nestes encontros os agentes culturais debateram as principais pautas temáticas acerca das necessidades específicas de cada local e seus interlocutores. As propostas que serão apresentadas e discutidas durante o evento nasceram da construção coletiva discutidas nestas etapas municipais e regionais.

Serão debatidos seis eixos temáticos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5) e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).