Artistas recebem quase R$ 1 milhão de incentivo

27 de dezembro de 2023

A Prefeitura de Francisco Beltrão repassou neste mês de dezembro R$ 825 mil para classe artística beltronense. São recursos federais viabilizados por meio da Lei Paulo Gustavo, direcionados para os projetos habilitados através dos editais 01/2023 (audiovisual) e 02/2023 (demais áreas culturais). O processo foi coordenado pelo Departamento de Cultura.

De acordo com Vilmar Mazzetto, diretor de cultura da prefeitura, foram contemplados 77 projetos, com valores que variam de R$ 5 mil a R$ 15.761,92 cada, para ações a serem executadas no decorrer de 2024. Os projetos são relacionados a oficinas profissionalizantes de audiovisual, gravação de videoclipes, documentários, produções de curtas e médias metragens, teatro, música, dança, circo, exposição de artes e publicações literárias.

“Esse apoio financeiro é de fundamental importância para os artistas das mais diversas áreas, para que possam executar seus projetos e fomentar a cultura. Também é importante reconhecer o trabalho da nossa equipe da cultura que cuidou de toda a parte burocrática para que pudessem ter acesso aos recursos, bem como o envolvimento de todos os demais setores da prefeitura neste processo, o que possibilitou cumprir as exigências e prazos previstos em lei”, enfatiza Mazzetto.

Lei Aldir Blanck

O diretor de Cultura informa ainda que a prefeitura de Beltrão já foi habilitada para receber e repassar recursos aos artistas por meio da Lei Aldir Blanck, também de incentivo à cultura, pelos próximos cinco anos, a partir de 2024. A expectativa é viabilizar R$ 700 mil anuais através desta iniciativa. No momento oportuno e com ampla divulgação será aberto o credenciamento de projetos para esta nova etapa.