CLEBER AUTORIZA ENSINO INTEGRAL EM SEÇÃO JACARÉ

4 de setembro de 2017

DSC_6362

Na noite de sexta-feira, dia 1º de setembro, o prefeito Cleber Fontana autorizou oficialmente o funcionamento, a partir de 2018, do projeto piloto de escola do campo em tempo integral na Escola Municipal Epitácio Pessoa, da comunidade de Seção Jacaré, interior de Francisco Beltrão, que será pioneira na região e no Estado ao adotar esta modalidade de funcionamento.

Atualmente a escola possui 122 alunos, da educação infantil até o 9º ano, com turmas nos períodos matutino e vespertino. Segundo a diretora do estabelecimento, Cláudia Mattei, o projeto prevê que todos os alunos sejam atendidos em tempo integral, das 08:00 às 16:00 horas. O sistema seguirá a Base Nacional da Educação, mesclada com outras atividades. “Não queremos apenas ocupar as crianças, mas formar cidadãos”, destaca Cláudia.

As atividades extras sugeridas são voltadas a cultivar as tradições da comunidade, aprendizagem de horticultura e cozinha, musicalidade, formação de lideranças, organização dos estudos e pesquisas, cultura digital e informática, além de jogos e diversões. Ela também enfatizou que o modelo sugerido foi amplamente debatido por professores, pais e a comunidade. “Toda iniciativa de inovação no setor de educação terá apoio de nossa administração”, afirmou o prefeito Cleber.

Segundo Cleber, o projeto a ser adotado em Seção Jacaré será um exemplo para a educação da região e do Estado. “Trata-se de um projeto que passou por um amplo estudo e debate. Certamente, na prática, os resultados serão satisfatórios”, comentou o prefeito.

O município dispõe hoje de seis escolas em tempo integral parcial, onde parte dos alunos participa das atividades nas escolas Basílio Tiecher (Km 20), Francisco Manoel da Silva (bairro Novo Mundo), Higino Pires Neto (Sadia), Madre Boaventura (São Miguel), Sagrado Coração (Padre Ulrico) e Recanto Feliz (Pinheirinho). São atendidos 1.132 alunos, que permanecem nos estabelecimentos de ensino das 07:30 h às 17:30h. As crianças participam em um turno do currículo básico obrigatório e no turno contrário da parte diversificada, com oficinas de acompanhamento pedagógico em matemática e língua portuguesa, jogos pedagógicos, artesanato, arte, bordado, karatê, handebol, ética e cidadania, pintura, tênis de mesa, violão, qualidade de vida informática, literatura, meio ambiente, ballet, crochê, taekwondo, dança, pet aplique, musicalização, teatro.

O sistema que será adotado em Seção Jacaré é um pouco diferente, adaptado à realidade da comunidade. Por isso o projeto é pioneiro e entrará em funcionamento em 2018. Além da solenidade para a autorização do projeto, também foi realizado jantar em comemoração ao dia da família na escola, com a participação de 350 pessoas entre alunos, pais, familiares e professores. Os alunos da escola Epitácio Pessoa fizeram apresentações de danças no estilo Flash Mob.

Presença de autoridades

Além do prefeito Cleber a da primeira da Joice, o evento contou com as presenças do vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Antonio Pedron, acompanhado da esposa Rose, da secretária municipal de Educação, Rosa Fiorentin Vandresen, da diretora pedagógica da secretaria, Marli Lenoch, da coordenadora das escolas do campo, Elis Regina Calegari, do professor da equipe administrativa da secretaria, Vanderlei Nesi, do professor da Unioeste, um dos autores do projeto, Clésio Antonio, do chefe de Gabinete, Alaércio Corazza, e do diretor administrativo da prefeitura Marcos Koerich, acompanhado da esposa Evelyn.