Prefeitura vai reassumir a coleta de recicláveis

10 de janeiro de 2024

Edimar Stadler, Vilmar Rigo, Ana Nesi Tortelli, Camila da Silva, prefeito Cleber Fontana, Marcos da Silva, Vorley de Andrade e Eleandro Rodrigues

O prefeito Cleber Fontana anunciou uma importante medida ambiental e social que está sendo tomada pela Prefeitura de Francisco Beltrão, que vai reassumir a coleta de recicláveis. Atualmente esse serviço é terceirizado para três cooperativas. Porém, mesmo com a mudança, todo o material coletado pela prefeitura continuará sendo direcionado para estas cooperativas.

Nesta quarta-feira (10) o prefeito se reuniu com dirigentes da Marcop, Renove e Plast Silva quando foi selado o acordo e a meta é iniciar o novo sistema a partir de meados de fevereiro. A partir daí as equipes da prefeitura ficarão responsáveis pela coleta do material.

“Vamos adotar esta medida porque a coleta não está funcionando bem. As cooperativas tiveram uma diminuição da entrada de recursos porque os preços dos materiais recicláveis tiveram uma grande queda, enquanto os custos para o recolhimento aumentaram. Desta forma a conta não fecha”, explica o prefeito.

De acordo com Cleber, sem a necessidade das cooperativas realizarem a coleta, poderão continuar trabalhando e com lucro, pois as despesas vão diminuir. “A mudança é importante e necessária, pois vamos resolver o problema da coleta e ao mesmo tempo garantir a questão social, que é manter a renda das mais de 150 famílias que atuam nesta atividade”, enfatiza o prefeito.

Também pediu a compreensão da população para esperar mais cerca de 30 dias para que tudo seja normalizado em função da necessidade da regularização legal do novo sistema e da adaptação por parte das cooperativas.

A prefeitura deverá utilizar cinco equipes para a coleta e manterá os roteiros atuais para recolher o material, ou seja, no início não está prevista nenhuma mudança no sistema. O número de equipes nas ruas vai aumentar, visto que atualmente são três e isso dará mais celeridade no trabalho. Mensalmente são recolhidas mais de 600 toneladas de materiais recicláveis em Beltrão.

Participaram da reunião com o prefeito Cleber a secretária municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Ana Paula Nesi Tortelli, o diretor da secretaria, Vilmar Rigo, o coordenador da coleta de resíduos, Edimar Estadler, o presidente da Marcop, Eleandro Rodrigues, o presidente da Renove, Vorley de Andrade, e da Plast Silva a presidente, Camila da Silva, e o vice-presidente, Marcos da Silva.