Prefeitura implanta Banco de Rações

28 de julho de 2023

Um novo programa direcionado para a causa animal será implantado pela Prefeitura de Francisco Beltrão. O lançamento do Banco de Rações será nesta segunda-feira, dia 31, às 09h00, no Centro de Controle de Zoonoses, com a participação de autoridades, parceiros, integrantes das ONGs e cuidadores de animais. O programa terá a coordenação da secretaria municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.

Ele foi criado por meio de Lei municipal aprovada pela Câmara, através de projeto dos vereadores Jean Emiliano e Silmar Gallina, e sancionada pelo prefeito Cleber Fontana. O principal objetivo é unir o poder público e a iniciativa privada para atender a demanda de fornecimento de rações para as Ongs e cuidadores de cães e gatos. “Cuidar dos animais é também uma questão de saúde pública, por isso é importante manter esta atenção especial, principalmente com os cães e gatos”, comenta o prefeito Cleber.

A secretária Ana Paula Nesi Tortelli, informa que a prefeitura já realiza esta iniciativa, mas a demanda é muito grande, de cerca de 8 toneladas ao mês. Por isso é preciso parcerias da iniciativa privada para aumentar a arrecadação. Mesmo antes do início do programa já foram viabilizadas doações, caso da Magnus, que está doando uma tonelada de ração. Outras indústrias também estão firmando parceria.

Além das ações realizadas pelo poder público municipal, as duas Ongs do município e os 21 cuidadores cadastrados pela prefeitura atendem, em média, dois mil cães e gatos, o que justifica a implantação do programa. A sede do Banco de Rações será junto com a estrutura do Centro de Zoonoses. Além de empresas, pessoas físicas podem colaborar.