Prefeitura e Exército firmam parceria na área de resíduos

2 de junho de 2023

Subtenente Barcelos, Capitão Liziomar, Vilmar Rigo, Edimar Stadler, Sargento Rodrigo, Sargento Brilhante, Sargento Bruna e Sargento Cleberson

A secretaria municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Francisco Beltrão está alinhando uma importante parceria com o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, sobre a gestão de resíduos sólidos. A primeira reunião para tratar do assunto aconteceu nesta semana.

De acordo com Vilmar Rigo, diretor da secretaria, o objetivo é de que todos os tipos de resíduos gerados pelo efetivo do Exército de Beltrão tenham sua destinação adequada e dentro das normas ambientais. O grupo que esteve presente na secretaria, participando da reunião, dará sequência ao projeto junto ao comando e ao efetivo.

Foram debatidas questões sobre a legislação vigente, como realizar a separação dos diferentes tipos de resíduos e a destinação adequada de cada um. Outra proposta tratada com o Exército é relacionada a adoção da compostagem, que deverá ser realizada pelos militares com acompanhamento de técnicos ambientais. Neste sistema o lixo orgânico é transformado em adubo natural.

Rigo informa ainda que outro assunto foi sobre os resíduos que serão gerados durante a tradicional Festa Junina promovida pelo Exército. A festa reúne milhares de pessoas e consequentemente gera um volume elevado de lixo e de recicláveis. Neste caso também será realizado um trabalho especial para a destinação destes materiais.