Ecomuseu recebe quase duas mil crianças

22 de dezembro de 2021

O Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda, da Prefeitura de Francisco Beltrão, recebeu quase duas mil crianças e professores nos últimos três meses. As atividades com os estudantes das escolas públicas e particulares tiveram início em outubro, com a coordenação das secretarias municipais de Meio Ambiente e da Educação. Neste período 1.600 alunos, acompanhados de mais de 200 professores, passaram pelo local.

Foram priorizadas as turmas de 5º e 9º anos por estarem deixando a rede municipal de ensino. Com isso, tiveram a oportunidade de visitar o espaço antes de irem para a rede estadual. Também foram atendidas escolas particulares, estaduais e CMEIs. O objetivo do Ecomuseu é reforçar para as crianças e para a sociedade a importância dos cuidados com o meio ambiente, fomentar a história e a cultura, democratizar o acesso e preservar o patrimônio.

Durante as visitas os estudantes e professores tem a oportunidade de participar de aulas de educação ambiental, visitas guiadas ao Ecomuseu, ao Viveiro Municipal e na trilha ecológica, estimulando a sensibilização ambiental. As atividades duram em torno de duas horas e são encerradas com um lanche na sacada do Ecomuseu, com vista para a floresta do Parque Irmão Cirilo. Além disso, o Ecomuseu também fica aberto ao público em geral nos sábados à tarde.

A equipe do Ecomuseu está trabalhando na organização do novo calendário de atendimentos das escolas para o decorrer de 2022. O objetivo é que todos os alunos da rede municipal visitem o local pelo menos uma vez ao ano. No mês de janeiro, período das férias escolares, o Ecomuseu estará aberto ao público de terça-feira a domingo, no horário das 14h00 às 17h00.