Ecomuseu de Beltrão recebe estudantes da região

22 de novembro de 2021

Além de atender estudantes de Francisco Beltrão, escolas de outros municípios também começam a ser atendidas pelo Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda. A primeira turma de outro município que visitou o local foi composta por 76 alunos do 5° ano da Escola Municipal Professora Ida Kummer, de Renascença.

O Ecomuseu, localizado no Parque Irmão Cirilo, no bairro Padre Ulrico, tem as  atividades coordenadas pela Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Meio Ambiente. Foi inaugurado em agosto de 2020 mas, devido a pandemia,  passou a receber visitas de escolares em setembro deste ano. A equipe do Ecomuseu organizou o calendário de visitas das escolas municipais de Beltrão, mas também com datas para as escolas particulares, estaduais e de outros municípios.

O professor de Educação Tecnológica Rodrigo de Morais, responsável pelo agendamento das visitas ao Ecomuseu, elogia o trabalho de Educação Ambiental que é realizado.  “Para nós é gratificante a oportunidade de levarmos nossos alunos para conhecer o local. A educação ambiental nos permite ter um olhar mais crítico sobre as decisões e ações que tomamos, além de proporcionar um importante momento para as crianças, pois auxilia a formação de cidadãos sensibilizados em preservar nosso futuro”, diz o professor.

Durante a visita as crianças participam de uma aula de educação ambiental dentro do auditório, conhecem o museu que conta com uma exposição de animais taxidermizados, animais conservados no formol, memorial das cheias históricas de Beltrão, memorial sobre os índios e a história de Jorge Baleeiro de Lacerda. Na parte externa conhecem o processo de produção do viveiro municipal e fazem o percurso da trilha ecológica, que possui 900 metros de extensão.

A Engenheira Ambiental Ana Paula Nesi Tortelli, coordenadora do Ecomuseu, destacou a grande procura por parte das escolas para agendamentos. “Além do cronograma definido com as escolas municipais, muitas escolas estaduais e particulares do município e de fora têm nos procurado para agendar a visita. Para esse ano já temos escolas na lista de espera”, explica Ana. O Ecomuseu funciona de segunda a sexta-feira para visitas escolares e aos sábados, das 14h00 às 17h00, para o público em geral. O agendamento das visitas escolares deve ser feito pelo fone/whats (46) 99104-7711.