Coleta de recicláveis terá alterações e melhorias em Beltrão

24 de novembro de 2021

A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, vai adotar um novo sistema de trabalho visando melhorar a qualidade e a periodicidade coleta de recicláveis. “Atendendo pedido do prefeito Cleber Fontana realizamos um amplo estudo técnico que resultou na divisão da cidade por áreas e a participação de mais cooperativas para fazer a coleta. Certamente isso trará celeridade e melhorias neste setor”, explica o secretário Adriano Davi, do Meio Ambiente.

A partir do dia 1º de dezembro quatro cooperativas farão a coleta seletiva. Elas foram definidas por meio de um chamamento público dirigido para cooperativas e associações de catadores. Todo o processo foi feito com base em estudos técnicos e com a coordenação da secretaria municipal de Meio Ambiente, que é responsável pela gestão de resíduos sólidos do município.

Vilmar Rigo, diretor da secretaria, informa que o trabalho está sendo realizado desde o início de 2021, com a participação de uma comissão representativa da sociedade composta por dez entidades. “Nossa meta é envolver o maior número possível de pessoas que trabalham com coleta de recicláveis”, diz Rigo.

De acordo com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos (lei nº 12.305/2010) os municípios devem incentivar a formação de cooperativas e associações de recicláveis. No município existem muitos informais que coletam materiais nas ruas sem obedecer as normas exigidas. Até então somente a cooperativa MARCOP era  licenciada para o serviço.

O secretário Adriano relata que a secretaria incentivou diversos grupos de recicladores e catadores para que se juntassem em formato de cooperativas e associações. O chamamento público previa seis hipóteses de divisão da cidade em regiões, que de acordo com o numero de cooperativas ficariam com um numero de bairros para realizar a coleta. Durante o processo licitatório quatro cooperativas se credenciaram.

O perímetro urbano ficou dividido em quatro regiões e cada uma delas  passará a ser atendida por uma destas cooperativas. Cada região será identificada com uma cor, assim como a cooperativa responsável pela coleta. Após a etapa de credenciamento das cooperativas, houve a distribuição das regiões através de sorteio, que ocorreu com a presença do presidente de cada cooperativa.

RegiãoResponsávelBairrosCor identificação
01ASSOCIAÇÃO PLASTSILVASADIA, PINHEIRÃO, AEROPORTO, ANTONIO DE PAIVA CANTELMO, JARDIM VIRGÍNIA, PINHEIRINHO, JÚPTER, PRIMAVERA E NOVO MUNDOVERMELHA
02COOPERATIVA RENOVEJARDIM FLORESTA, JARDIM ITÁLIA, CANGO, GUANABARA, PADRE ULRICO, PRESIDENTE KENNEDY, LUTHER KING, MINIGUAÇU E JARDIM SEMINÁRIOAZUL
03COOPERTIVA MARCOPVILA NOVA, INDUSTRIAL, SÃO CRISTÓVÃO, ÁGUA BRANCA, MONTEREI E CORSOVERDE
04ASSOCIAÇÃO CIDADE NORTECENTRO, ALVORADA, NOSSA SENHORA APARECIDA, MARRECAS, NOVA PETROPÓLIS, SANTA BÁRBARA, CRISTO REI E SÃO MIGUELLARANJA

Alguns bairros terão alterações nos dias de coleta, assim como alguns pontos passarão a ter mais dias de coleta na semana. A meta da secretaria é buscar melhorias no atual formato da coleta seletiva, que até então era de responsabilidade de uma cooperativa e passará a contar com quatro.

Essas cooperativas terão identificação em seus veículos coletores assim como coletes identificando a cor da região e que estão a serviço da prefeitura.

DIA DA SEMANABAIRROSCOOPERATIVA
SEGUNDA FEIRA– JARDIM VIRGINIA – ANTONIO P. CANTELMO – PINHEIRINHO (rua Teresópolis até rua Macaé)PLASTSILVA
SEGUNDA FEIRA– VILA NOVAMARCOP
SEGUNDA FEIRA– JARDIM SEMINÁRIO – MINIGUAÇU – LOTEAM. SCOTTI E SÃO JOSÉRENOVE
SEGUNDA FEIRA– MARRECAS – NOVA PETROPOLISCIDADE NORTE
TERÇA FEIRA– PINHEIRÃO – SÃO MARCOSPLASTSILVA
TERÇA FEIRA– CANGO – GUANABARARENOVE
TERÇA FEIRA– INDUSTRIAL (Rua Pernambuco até Rio Grande do Sul)MARCOP
TERÇA FEIRA– NOSSA SENHORA APARECIDA – CENTROCIDADE NORTE
QUARTA FEIRA– SADIA – LOTEAMENTO NORTÃOPLASTSILVA
QUARTA FEIRA– JARDIM ITÁLIA (I e II) – JARDIM FLORESTA – PADRE ULRICO (Lagos das Torres até a Rua Marilia)RENOVE
QUARTA FEIRA– INDUSTRIAL – PROLONGAMENTO DA AV JULIO – SÃO CRISTOVÃO ATÉ RUA PATO BRANCOMARCOP
QUARTA FEIRA– ALVORADACIDADE NORTE
QUINTA FEIRA– NOVO MUNDO – AEROPORTO – BOM PASTORPLASTSILVA
QUINTA FEIRA– PADRE ULRICO (Rua Marilia até PR 566)  RENOVE
QUINTA FEIRA– SÃO CRISTOVÃO – ÁGUA BRANCA (próximo rodoviária)MARCOP
QUINTA FEIRA– CRISTO REICIDADE NORTE
SEXTA FEIRA– JUPTER – PRIMAVERA (Até rua Piratuba)PLASTSILVA
SEXTA FEIRA– PRESIDENTE KENNEDY – LUTHER KINGRENOVE
SEXTA FEIRA– ÁGUA BRANCO – LOTEAMENTO CORSO – LOTEAMENTO ABDALA – LOTEAMENTO MONTE REI – LOTEAMENTO SUDOESTEMARCOP
SEXTA FEIRA– SÃO FRANCISCO – SÃO MIGUEL – LOTEAMENTO NOVO HORIZONTE – SANTA BARBARACIDADE NORTE

Diária – horário das 7:30 h as 18 horas (região central)

Avenida Julio de Assis Cavalheiro – da ponte do rio Marrecas até a rotatória na rua Maringá

Rua São Paulo – do rio Marrecas até a Rua Curitiba

Rua Antonio de Paiva Cantelmo – da Rua Florianópolis até a rotatória na rua Maringá

Ruas: Antonina, Ponta Grossa, Tenente Camargo, Frei Deodato, Curitiba, Palmas e União da Vitória (nos limites das ruas Av Julio Assis Cavalheiro, Rua São Paulo e Rua Antonio de Paiva Cantelmo)

Duas vezes na semana – horário das 7:30 h as 18 horas

Av Atílio Fontana – Av General Osório – Rua Porto Alegre – Rua União da Vitória e Rua Luiz Antonio Faedo

Duas Vezes por semana – em condomínios maiores

Duas Vezes por semana – pontos específicos – horário das 7:30 h as 18 horas

Três Vezes na Semana – pontos específicos – horário das 7:30 h as 18 horas

Hospital Regional Dr Walter Alberto Pecoits – Hospital Intermunicipal (em construção).