Centro de Zoonoses mantém bom ritmo de castrações

29 de maio de 2023

O Centro de Apoio ao Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Francisco Beltrão, coordenado pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, castrou mais de 500 cães e gatos no período de fevereiro a maio deste ano. Em janeiro o procedimento não foi realizado devido ao período de férias da equipe. O procedimento de castração é um dos muitos serviços prestados no local.

O trabalho é coordenado e realizado pelos médicos veterinários Everton Leonardi e Luiz Carlos Tourinho. A castração é a prática mais recomendada para o controle populacional e de zoonoses. Além disso, resulta em uma série de benefícios para a saúde dos cães, como a redução de problemas de agressividade nos machos e a prevenção do câncer de mama nas fêmeas.

Como funciona o serviço de castração no Centro de Zoonoses

O controle populacional de animais domésticos (cães e gatos) é desenvolvido por meio do “Projeto de Mutirão de Esterilização Cirúrgica”, com a finalidade de controlar a população destes animais. Atende a seguinte em ordem de prioridade:

A) Cães e gatos não domiciliados (animais comunitários) resgatados em atividades rotineiras pela equipe técnica do Centro ou por solicitação através do registro na Ouvidoria do Centro, pelo telefone (46) 3524-4033;

B) Cães e gatos encaminhados por entidades de proteção animal do município, devidamente cadastradas;

C)        Cães e gatos domiciliados com tutores que possuem CadÚnico junto ao CRAS do seu território.

Após a castração, os animais recebem um microchip eletrônico de identificação e os proprietários as orientações para os cuidados pós procedimento. O controle populacional destes animais domésticos é uma das metas da prefeitura para evitar seu crescimento descontrolado.

Além disso, visa evitar a transmissão de zoonoses como raiva, leptospirose e leishmaniose. Também as agressões envolvendo pessoas ou outros animais, contaminação ambiental por dejetos, por pelos e a dispersão de lixo. Outra preocupação é relacionada ao trânsito, em especial acidentes ou atropelamentos. Mais um fator importante é que o controle populacional acarreta a diminuição do abandono de cães e gatos.