Banco de Rações da prefeitura começa a funcionar

31 de julho de 2023

Nesta segunda-feira (31) um novo programa direcionado para a causa animal foi implantado pela Prefeitura de Francisco Beltrão. Trata-se do Banco de Rações, que tem a sua base no Centro de Controle de Zoonoses, onde foi realizado o ato de lançamento com participação de autoridades, parceiros, integrantes das ONGs e cuidadores de animais.

O programa tem a coordenação da secretaria municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal. Ele foi criado por meio de Lei municipal aprovada pela Câmara, através de projeto dos vereadores Jean Emiliano e Silmar Gallina, e sancionada pelo prefeito Cleber Fontana. A iniciativa amplia a parceria do poder público municipal com a iniciativa privada.

Durante pronunciamento o prefeito Cleber Fontana destacou que a causa animal é de grande importância. “Em 2019 implantamos o Centro de Controle de Zoonoses, que se tornou referência no Paraná, temos parceria com as Ongs, cuidadores de animais e clínicas veterinárias da cidade e agora estamos adotando este novo programa, um avanço a mais que estamos conquistando”, disse o prefeito.

Carla Verkausen, da Ong Arca de Noé, e Tatiane dos Santos, da Associação de Protetores de Animais, se emocionaram durante seus pronunciamentos e transmitiram a importância de mais este apoio prol dos animais. A prefeitura já realiza a doação de ração mas, com as parcerias que estão sendo firmadas, será possível abranger um número maior de atendimentos. As duas Ongs do município e os 21 cuidadores cadastrados pela prefeitura atendem, em média, dois mil cães e gatos, o que justifica a implantação do programa. A demanda mensal de ração é de cerca de 8 toneladas.

Ana Nesi Tortelli, secretária de Meio Ambiente, disse que o programa surgiu a partir do pleito das pessoas que atuam na causa animal, passando pelo acolhimento da proposta pelo prefeito Cleber e pela Câmara de Vereadores. “Sem dúvida é mais uma conquista para o nosso município. O momento é de agradecer e parabenizar todos os envolvidos na viabilização do programa”, disse a secretária. O diretor da secretaria, Vilmar Rigo, fez uma explanação sobre os objetivos e como será o funcionamento do Banco de Rações.

Primeiras parcerias

As primeiras parcerias foram concretizadas durante a implantação do programa. A Magnus, por exemplo, fez a doação de uma tonelada de ração. Esta parceria foi viabilizada pela diretoria do Marreco Futsal, que estava presente no evento com o presidente Ivo Dolinski e com o diretor-executivo, Sérgio Lavarda.

Além do Marreco Futsal e Magnus, também firmaram parceria a Clinipet, Casaril Imobiliária, Menin Centro Veterinário, Vetclin, Celeiro, Bicho Mania, Bonetti Agronutri, Inovatta, Gabiza Transportes, Clivet, Clinicão e Zoopet. A sede do Banco de Rações será junto com a estrutura do Centro de Zoonoses. Além de empresas, pessoas físicas podem colaborar. Informações complementares sobre o programa são obtidas pelo fone/whats (46) 99128-0606.

Compuseram a frente de honra no ato de lançamento as seguintes autoridades:

Prefeito Cleber Fontana; vice-prefeito Antonio Pedron; Elenir Maciel, chefe regional da secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família; vereadores Tupy Prolo (presidente da Câmara), Fernando Misturini, Jean Emiliano, Oberdan Saretta, Ronaldo Bizotto e Silmar Gallina; secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Paula Nesi Tortelli, e o diretor da secretaria, Vilmar Rigo; secretário municipal de Saúde, Manoel Brezolin; coordenador do Centro de Zoonoses, Luiz Carlos Tourinho; coordenadora da Ong Arca de Noé, Carla Verkausen; coordenadora da Associação de Protetores de Animais, Tatiane dos Santos; Heloise Schiavini, presidente da Comissão de Direito Animal da OAB; Ivo Dolinski, presidente do Marreco Futsal e Sérgio Lavarda, diretor-executivo do Marreco.