Aterro Sanitário ganha nova célula

11 de outubro de 2023

A Prefeitura de Francisco Beltrão está ampliando a capacidade de armazenamento do Aterro Sanitário do município. A secretaria municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, responsável pela gestão do aterro, está acompanhando os trabalhos técnicos dos operadores na preparação final da célula que passará a receber lixo ainda neste mês de outubro.

De acordo com Vilmar Rigo, diretor da secretaria, ela possui 10 mil metros quadrados, e é revestida de geomembrana PEAD (manta geotêxtil) que evita o contato dos resíduos e do chorume gerado com o solo. A última etapa que está sendo finalizada para liberação da célula é a colocação dos drenos para o efluente líquido e gasoso.

Rigo explica que a medida significa aumentar a vida útil do aterro, que no mês de setembro recebeu 1.372,49 toneladas de resíduos. Em média, mais de 50 toneladas por dia de lixo recolhidos são depositados no local, contando os dias úteis de coleta.

A nova célula tem uma projeção de uso de até quatro anos e deverá receber cerca de 65 mil toneladas de resíduos nesse período. O Aterro Sanitário de Francisco Beltrão possui licenciamento ambiental emitido pelo Instituto Água e Terra – IAT e opera desde 2001.