Prefeitura inicia entrega presencial de carnês do IPTU

13 de fevereiro de 2023

Nesta segunda-feira (13) a Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Francisco Beltrão iniciou a distribuição presencial dos carnês do IPTU de 2023. A retirada pode ser feita de segunda a sexta-feira no hall de entrada do Espaço da Arte, das 08h00 às 18h30, e no Poupa Tempo Cidade Norte e São Miguel, das 09h00 às 16h00.

É preciso comparecer com um carnê de anos anteriores ou documentos do imóvel. O carnê também pode ser impresso em casa por meio do site da prefeitura. Basta acessar (franciscobeltrao.pr.gov.br), onde tem um banner com acesso para impressão.  Para isso é importante ter em mãos o número de inscrição municipal que consta em carnês de anos anteriores.

De acordo com Fábio Wosniak, Diretor do Departamento de Administração Tributária da Secretaria de Fazenda, o vencimento da primeira parcela é no dia 15 de março. Quem pagar à vista através da cota única terá desconto de 10% até essa data. O parcelamento poderá ser feito de duas a seis vezes, dependendo do valor, com vencimentos nos dias 15 de março, 17 de abril, 15 de junho, 16 de agosto, 16 de outubro e 15 de dezembro.

O IPTU pode ser pago nas lotéricas, nas agências bancárias, cooperativas de crédito ou por aplicativos bancários de celular. Fábio relata que são mais de 38 mil imóveis ativos em Francisco Beltrão e os lançamentos superam R$ 38 milhões. Historicamente, segundo Fábio, mais da metade dos contribuintes efetuam o pagamento à vista para se beneficiar do desconto.