Carnês do IPTU serão entregues em fevereiro

8 de janeiro de 2024

       A Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Francisco Beltrão informa que os carnês de IPTU do exercício 2024 estarão disponíveis para emissão pelo site do município a partir do dia 5 de fevereiro. O carnê pode ser impresso em casa. Basta acessar o site da prefeitura (franciscobeltrao.pr.gov.br), onde terá um banner com acesso para impressão.  Para isso, é importante ter em mãos o número de inscrição municipal que consta em carnês de anos anteriores. 

        A entrega presencial será feita a partir do dia 26 de fevereiro, seguindo até 15 de março, no hall de entrada do Espaço da Arte e nas unidades do Poupa Tempo do São Miguel e da Cidade Norte. O contribuinte deve comparecer com um carnê de anos anteriores ou com os documentos do imóvel e pessoais, pois a impressão é feita na hora.

        Se o proprietário for idoso ou possui alguma necessidade especial, um familiar pode comparecer com os documentos pessoais para retirar. No Espaço da Arte o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h30. Nas unidades do Poupa Tempo, também de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 16h00, ininterruptamente. 

        De acordo com Ricardo de Lima Souza, diretor do Departamento de Administração Tributária da Secretaria de Fazenda, o vencimento da primeira parcela é no dia 15 de março. Quem pagar à vista através da cota única até esta data terá desconto de 10%.

      O parcelamento poderá ser feito de duas a seis vezes, dependendo do valor, mas sem desconto. Os vencimentos serão nos dias 15 de março, 15 de abril, 17 de junho, 16 de agosto, 15 de outubro e 16 de dezembro. O IPTU pode ser pago nas lotéricas, nas agências bancárias, cooperativas de crédito ou por aplicativos bancários de celular. 

       Também relata que são mais de 39 mil imóveis ativos em Francisco Beltrão e os lançamentos chegam a R$ 43 milhões. Historicamente, mais da metade dos contribuintes efetuam o pagamento à vista para se beneficiar do desconto. 

       O secretário de Fazenda, Elóis Rodrigues, alerta sobre a importância do pagamento em dia. “Quem vai pagar à vista terá a grande vantagem do desconto de 10% e quem vai parcelar é importante que se organize para manter os pagamentos em dia no decorrer do ano para evitar juros e correções nas parcelas”, alerta o secretário.




Pular para o conteúdo