Copa Muzenza de Capoeira reúne 150 atletas

12 de julho de 2023

A Copa Municipal de Capoeira de Francisco Beltrão foi realizada no último domingo, dia 9 de julho, no Ginásio Arrudão, com o objetivo de promover a troca de experiência entre os praticantes da modalidade. Organizado pelo Grupo Muzenza, com apoio da prefeitura, por meio da secretaria municipal de Esportes e Cultura, o evento esportivo reuniu 150 crianças e adolescentes de 04 a 17 anos que participam do projeto de capoeira desenvolvido pelo Muzenza, através de uma disputa de jogo de capoeira.

“O grupo Muzenza está em atividade em Beltrão há mais de 35 anos e tem o histórico de conquistas nas competições que participa, tanto nacionais quanto internacionais, bem como de realizar disputas internas, que é uma iniciativa fundamental desse processo”, comenta o contramestre Joares Chaves, coordenador da equipe e organizador do evento. A capoeira é uma mistura de luta, dança e musicalidade.

Ele explica que a capoeira é dividida entre cultura e esporte. Foi criada no Brasil pelos escravos como forma de luta e recebeu no decorrer dos anos aspectos que a tornaram uma das atividades mais praticadas no mundo e a maior divulgadora da língua portuguesa. Considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2008, a roda de capoeira reúne diferentes pessoas, favorece a convivência social e se opõe à discriminação. Partiu da resistência escrava para uma atividade apreciada no mundo todo.

“Agradecemos as direções das escolas municipais, do Centro da Juventude (CEJU), da Escola Oficina Adelíria Meurer, do Sensibilizar e do Projeto Formando Cidadão pela participação de seus atletas e principalmente por acreditarem no trabalho que desenvolvemos nestes estabelecimentos”, finaliza o professor Joares.