Campeonato Varzeano de Beltrão terá 24 equipes

16 de junho de 2022

O Campeonato Municipal Varzeano de Francisco Beltrão, Troféu Neocir Cipó Nezze, organizado pela prefeitura, terá 24 equipes na edição de 2022. O início está previsto para o dia 26 de junho. São 15 equipes na 2ª Divisão e 9 na Primeira Divisão. Os congressos técnicos foram realizados nesta semana, com a coordenação do professor Almir Hugo Lopes, diretor da secretaria municipal de Esportes.
   Na 1ª Divisão as 9 equipes disputam a primeira fase em turno único e as 8 primeiras colocadas passam para a segunda fase, quando a disputa será de forma eliminatória, em partida única. Na 2ª Divisão as 15 equipes serão distribuídas em 3 chaves, com 5 equipes cada chave. Os dois melhores de cada chave e os dois melhores terceiros colocados passam para a segunda fase, quando inicia a fase eliminatória, em partida única.
  “Apresentamos uma proposta de regulamento que foi muito bem aceita pelas equipes. Durante os debates fizemos algumas adequações, deixando o regulamento a contento da secretaria e das equipes”, enfatiza o professor Almir. “A nossa meta é fazer uma das melhores competições da história”, relata o diretor.
  Em função da pandemia, o Varzeano deixou de ser realizado nos últimos dois anos, por isso está gerando uma grande expectativa entre as equipes e torcedores, por se tratar da maior competição municipal de futebol. Na disputa da última edição, em 2019, o domínio foi das equipes do interior do município. O título da 1ª Divisão foi conquistado pelo Ipiranga de Seção Jacaré, ficando Nova Concórdia como vice. Na 2ª Divisão o campeão foi Santo Agostinho do Assentamento Missões e vice o Rio do Mato.
  A partir deste ano o campeonato passa a ser denominado de Campeonato Municipal Varzeano Neocir Cipó Nezze, em homenagem ao ex-secretário de Esportes do município que morreu vítima da covid-19 no dia 6 dezembro de 2020, aos 63 anos, após dois anos no comando da secretaria.
   A iniciativa da homenagem é do prefeito Cleber Fontana, após receber a sugestão dos vereadores Ronaldo Bizotto e Silmar Gallina, por meio de Indicação apresentada na Câmara. “O Cipó teve a vida dedicada ao esporte beltronense e merece o reconhecimento. Como será o primeiro Varzeano após pandemia, achamos justo perpetuar o seu nome nesta competição que é uma das principais do nosso município”, comenta o prefeito.