Atletas do xadrez disputam competição estadual

19 de maio de 2021

Atletas do xadrez de Francisco Beltrão de até 18 anos que participam dos treinamentos gratuitos disponibilizados pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Esportes, disputaram o Campeonato Paranaense de Xadrez, realizado de forma online em plataformas virtuais.

No total 13 representantes do município participaram do evento esportivo dividido por faixa etária e realizado em três fases. Inicialmente aconteceu a classificatória regional, passando os dois primeiros de cada faixa etária para a fase seguinte. Na sequência houve outra competição, já estadual, onde os oito melhores se classificaram para as quartas de finais. Depois vieram a semifinal e a final.  Dos 13 atletas, 8 chegaram até as fases finais.

Um dos destaques é Heitor Faenelo, de apenas 6 anos de idade, que foi o atleta mais jovem beltronense a jogar um paranaense. Também o mais jovem a disputar essa competição. Inclusive precisou jogar com atletas de até 8 anos e ficou em quarto lugar no geral, um resultado surpreendente pela sua idade.

Neste ano Heitor começou iniciou os treinamentos no Clube de Xadrez, mas já praticava o esporte com o seu irmão Vinicius Faenelo, atleta beltronense que disputou a categoria sub 12 e só perdeu para o campeão estadual. No geral Francisco Beltrão ficou entre as melhores cidades, disputou todas as categorias e conquistou vários resultados entre os 8 melhores do estado.

Além dos irmãos Heitor e Vinicius, também jogaram Bruno Ismael Silva Farias – 3º lugar no sub 10 masculino; Elise Gabriela Pereira Rodrigues – 6º lugar no sub 10 feminino; Laura Rizzatti Lucini – 8º lugar no sub 12 feminino; Emanuela Isabele Rodrigues – 6º lugar no sub 14 feminino; Maria Luiza Palombit Chaves – 5º lugar no sub 16 feminino e Gabriela Spiller – 5º lugar no sub 18 feminino.

Para o professor Fernando Brizola, que coordena a categoria, “todos são campeões porque se classificaram nas regionais e passaram por várias fases”. Ele também lembra que os treinos são gratuitos e fazem parte do projeto da secretaria municipal de Esportes. Os treinos acontecem no CEJU e no Ginásio Arrudão, com horários de manhã, tarde e noite.