Xadrez de Beltrão conquista ouro e prata nos Jogos Infantis

2 de maio de 2024

As seleções de Xadrez de Francisco Beltrão, masculina e feminina, tiveram uma brilhante participação nos Jogos Infantis do Sudoeste (JIMSOP’S), até 14 anos, disputados em Chopinzinho. A equipe feminina conquistou o troféu de campeã e o masculino ficou vice. Os atletas participam dos treinamentos disponibilizados gratuitamente pela secretaria municipal de Esportes, com a coordenação do professor Darlan de Barba.

“Tivemos uma participação muito boa nos jogos, conseguimos envolver e levar o máximo de no evento. Como os treinos retornaram em fevereiro, não tivemos muito tempo para se preparar e mesmo assim conseguimos ser campeões na categoria feminino”, destaca o técnico.

“A gente sabia que chegar ao podium seria difícil. No masculino o esperado era a briga pelo título, tanto que ficamos em segundo lugar, uma ótima colocação. No feminino foi uma surpresa, pois a nossa equipe tem qualidade, mas pouca experiência. O título veio na última rodada e com grande atuação da nossa enxadrista mais jovem”, enfatiza Darlan.

Segundo ele, no decorrer do ano a meta é participar dos Jogos Abertos do Paraná, Jogos da Juventudes, Circuito Sudoeste, Circuito SESC de Xadrez e mais outros eventos oficiais promovidos pela Federação de Xadrez do Paraná.

“O Xadrez é um esporte que requer muita concentração. É preciso fixar de olho em cada movimento de quem joga com você. O Xadrez desenvolve o raciocínio lógico e o nível de concentração dos estudantes, contribuindo para o aprendizado em sala de aula.  Ele é importante na educação, pois é um esporte saudável e auxilia em aspectos cotidianos. Também desperta o raciocínio rápido, técnicas adequadas para aplicar na vida e ajuda manter a atenção na atividade que está sendo feita, sem desviar o pensamento”, comenta o professor.

Treinamentos

O professor informa que a procura pelo treinamento dessa modalidade está sendo grande. Os pais tem procurado saber os horários e locais dos treinos para inserir seus filhos. Relata ainda que a prefeitura, por meio da secretaria de Esportes, está dando total suporte e apoiando os treinamentos. Várias escolas também estão inseridas.

Os treinos são realizados no Ginásio Arrudão nas quartas-feiras à tarde, das 17h00 às 19h00, nos sábados à tarde, das 14h00 às 17h00, e aos domingos de manhã, das 8h30 às 11h00. Nos finais de semana o trabalho recebe apoio do Clube de Xadrez de Francisco Beltrão, com a presença do professor Cleber. Para participar basta entrar em contato pelo whats (46) 98826-7172 para mais informações.