Paixão pelo rolimã cresce em Beltrão

5 de dezembro de 2023

Andrieli de Anhaia, secretário Almir Hugo Lopes e Gilmar Jarutais

A Associação Esportiva de Rolimã e Trikes de Francisco Beltrão está em atividade há um ano e já celebra a conquista de bons resultados em competições estaduais e o aumento de participantes. A entidade já conta com mais de 40 associados, número que vem crescendo de forma constante.

De acordo com Gilmar Jarutais e Andrieli de Anhaia, que são responsáveis pelo setor de divulgação, a participação nas competições da Liga Paraná durante o ano é um fato inédito para Beltrão, inclusive com dois pódios. Vinícius Jarutais, de 12 anos, foi campeão infantil na etapa final e Ávalos de Anhaia, 14 anos, ficou vice na juvenil. O estadual tem nove etapas e possui oito categorias, por faixas etárias.

“O rolimã é um esporte que vem crescendo em todo o Brasil. Prá se ter ideia da evolução, na Liga Paraná a velocidade dos carrinhos atinge 106 km/h, gerando muita adrenalina nos pilotos e na torcida”, enfatiza Gilmar. Comenta ainda que a Liga do Paraná já é a maior competição estadual do Brasil. Para o ano que vem, além do paranaense, a meta da associação é chegar ao campeonato brasileiro, que reúne os melhores do país.

“É claro que quando competimos buscamos sempre os melhores resultados, só que o mais importante que o rolimã proporciona é a expansão das amizades, da união das famílias. Na associação, além de manter esta união, incentivamos principalmente as crianças e adolescentes a participarem e todos que iniciam se apaixonam e não deixam mais de praticar”, relata o diretor.

A sede da associação fica no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, num espaço cedido pela prefeitura. Os treinos acontecem geralmente nos domingos pela manhã, no prolongamento da Júlio Assis Cavalheiro. Quem tem interesse de praticar o rolimã e fazer parte da associação pode manter contato pelos fones/whats (46) 99924-7289 e 99941-6575.

O presidente da associação, Eder Anhaia, informa que importantes apoios estão sendo recebidos. Ele agradece a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Esportes, o secretário Almir Hugo Lopes, o vereador Júnior Nesi, o Cesul, Rio Branco Veículos, Real Móveis, Valentina Pizzaria e a Mecânica Cardoso.

Prá fechar 2023 com chave de ouro, neste domingo, dia 10 de dezembro, os atletas da associação participam de uma prova interestadual, em São Lourenço do Oeste (SC). Como o paranaense já foi concluído, será possível estar presente no estado vizinho. A equipe beltronense foi convidada em função do excelente nível técnico e do bom desempenho obtido no paranaense.