Capoeira de Beltrão conquista medalhas em competição mundial

10 de fevereiro de 2023

Delegação Beltronense com o Secretario de Esportes Almir Hugo Lopes

O 11º Campeonato Mundial Aberto de Capoeira foi realizado em Curitiba.  Trata-se do evento mais disputado desta modalidade em função do excelente nível técnico dos competidores do Brasil e do exterior.

Francisco Beltrão esteve presente na competição com atletas do Grupo Muzenza, tendo na chefia o Contramestre Presidente Joares Chaves. A delegação beltronense disputou seis categorias, conquistando o 1º lugar com o atleta Saimom Lazaretti na categoria graduados/monitores. Ele sagrou-se bicampeão mundial.

Stefani de Lima ficou em 2º lugar na categoria graduadas/monitoras. Auany Rodrigues ficou em 3º na categoria alunas intermediárias 4ª e 5ª graduação adulta. O grupo Muzenza de Francisco Beltrão é a equipe que mais acumula títulos em todas as edições do Campeonato Mundial e se tornou referência na competição.

Há 35 anos o grupo desenvolve projetos de capoeira no município, contando com apoio da prefeitura, através da secretaria municipal de Esportes, e da Associação Beltronense de Artes Marciais (ABAM) para participar de eventos e manter o treinamento dos atletas.

Seus projetos atendem crianças e adultos nas escolas, academias, centros de convivência, centros comunitários, clubes, no Centro de Artes Marciais da prefeitura no parque Alvorada e no bairro Padre Ulrico.

A capoeira mistura luta, dança, musicalidade e história popular. Ela atua tanto no âmbito cultural quanto no esportivo, sendo uma ótima atividade para promover a qualidade de vida e valores humanos, contribuindo diretamente na formação individual e social do praticante.