Beltrão terá Centro de referência em Paradesporto

20 de junho de 2023

O município de Francisco Beltrão é o único do Sudoeste que está no radar do Comitê Paralímpíco Brasileiro e do setor de Paradesporto da Paraná Esportes para ser contemplado com um Centro de Referência em Paradesporto. “São apenas oito cidades do Paraná que serão agraciadas com este projeto. Ficamos felizes do nosso município ter sido selecionado em função do trabalho que a prefeitura realiza nesta área e a estrutura esportiva que disponibilizamos”, comenta o professor Almir Hugo Lopes, secretário de Esportes.

Na sexta-feira, dia 16, uma comitiva esteve em Francisco Beltrão para vistoriar praças esportivas e conhecer pessoalmente as atividades que a secretaria realiza. Os professores Ramon Pereira, diretor do Comitê Paralímpo Brasileiro, Mário Sérgio Fontes, coordenador do Paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte e Renato Vieira Júnior, técnico do setor de Paradesporto da Paraná Esportes, estiveram no Ginásio Flávio Morcelli, do bairro São Miguel, e na APAE, onde está a estrutura para treinamento do tênis de mesa.

Foram recepcionados pelo vice-prefeito Antonio Pedron, pelo vereador Ivanir Tupy Prolo, presidente da Câmara, pelo secretário Almir Hugo Lopes e pelos técnicos da secretaria que coordenam as modalidades disponibilizadas pela prefeitura. O projeto Frente Paranaense de Desenvolvimento do Paradesporto, do Governo do Estado visa disponibilizar estruturas adequadas, através de centros de referência, para a formação de atletas no Paradesporto. Pessoas com deficiência física, motora, intelectual e visual são o público alvo.

A equipe técnica está visitando os municípios contemplados para verificar a estrutura física e a partir deste levantamento o projeto deve ter início na prática, mas sem uma data ainda definida. “Eles ficaram satisfeitos com a nossa estrutura física e de profissionais, bem com a parceria que a prefeitura vai disponibilizar. Acreditamos que o parecer será favorável para que o projeto se torne realidade em Beltrão”, explica o secretário Almir. Além de Francisco Beltrão, o projeto será realizado em Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Cascavel, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio e Maringá.