Ensino Integral no São Miguel

16 de fevereiro de 2024

A partir deste ano de 2024 os 600 alunos da Escola Municipal Madre Boaventura do bairro São Miguel passam a ter o ensino em tempo integral. A oficialização aconteceu na noite de quinta-feira (15) durante encontro do prefeito Cleber Fontana com comunidade escolar do bairro. O saguão da escola ficou completamente lotado com a presença dos pais, alunos, professores e colaboradores. É a primeira escola municipal do perímetro urbano de Francisco Beltrão que está sendo contemplada.

“Esse é um momento histórico para a escola e que certamente resultará em uma crescente nos índices de aprendizagem. A partir de agora os alunos permanecerão aqui oito horas diárias com um suporte pedagógico adicional e com três refeições ao dia”, salientou o prefeito durante seu pronunciamento. Também lembrou que o projeto começou a ser construído em 2023 e já se tornou realidade. Cleber parabenizou a equipe administrativa da secretaria municipal de Educação, a direção e os professores pela importante conquista.

A Madre Boaventura tem uma história de 55 anos, pois foi implantada em 1968. Neste período, acompanhando o crescimento da cidade, recebeu muitos investimentos, principalmente na estrutura física, para atender a demanda da região. Atualmente conta com 32 salas de aula e 112 professores e colaboradores da área administrativa. Toda a estrutura é coordenada pela diretora geral, Cleunice da Luz e pela vice-diretora, Juliana Blange Cavalheiro.

Na conversa com os pais, a secretária Mariah Ivonete Silva, da Educação, destacou através de números a evolução do aprendizado no estabelecimento nos últimos anos. No IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), por exemplo, saltou de 4,9 em 2009 para 6,3 em 2019. O resultado de 2023 ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que suba para 8.0. Na alfabetização, o índice de fluência leitora está em 6,3, acima da média estadual, que é de 5,9. Com o tempo integral ela prevê que estes índices crescerão mais.

Ensino Integral

A escola em tempo integral visa a formação completa dos indivíduos. Levando em consideração o tempo estendido do aluno dentro do ambiente escolar, os professores e profissionais que atuam neste espaço conseguem atendê-los de maneira mais individualizada, capacitando-os não apenas com conhecimentos acadêmicos, mas também com habilidades sociais, emocionais e práticas necessárias para enfrentar os desafios do dia a dia.

Além do currículo acadêmico convencional, os alunos tem acesso a uma gama de atividades extracurriculares, projetos interdisciplinares e suporte pedagógico adicional. Dessa forma a escola se torna não apenas um local de instrução, mas um ambiente propício à formação integral do indivíduo na integralidade física, emocional, cultural e social

Além das disciplinas da base nacional que são: língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, ed. Física, arte, inglês e ensino religioso, foram incorporadas ao currículo outras disciplinas, pensando na atualidade de conteúdos e na necessidade local.

Agora, com mais tempo na escola, os alunos passam a ter computação e robótica, competência sócio emocional, oficinas de interpretação e produção de textos, aprendizagem criativa da matemática, qualidade de vida e saúde, educação financeira e empreendedorismo.

Acompanharam o prefeito Cleber e a secretária Mariah no lançamento do projeto a chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria de Lourdes Bertani, os vereadores Dile Tonello, Jean Emiliano, Pedro Tufão e Silmar Gallina, a direção da escola, membros do Conselho Escolar, professores, colaboradores e os pais de alunos.