Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão
28 de janeiro de 2021
Uma nova ferramenta tecnológica começa a ser utilizada em Francisco Beltrão para fomentar o setor de turismo, especialmente o turismo rural. Trata-se do PLUS CODES, que são códigos alfanuméricos de 6 algarismos combinados que formam um sistema de localização bastante eficaz e útil.
O endereçamento de lugares é importante por vários motivos, caso da necessidade de serviços de emergência, endereçamento postal e localização de lugares, principalmente em áreas rurais que não possuam um endereço formal (como nome de rua e número, por exemplo).
Diante disso, a secretaria municipal de Planejamento da Prefeitura de Francisco Beltrão, por iniciativa do secretário Alexandre Pecoits, viu a possibilidade de utilizar essa tecnologia para facilitar a localização de alguns pontos turísticos, principalmente aqueles localizados em áreas rurais do município.
Esse endereçamento pelo uso dos Plus Codes facilitará o acesso dos turistas e visitantes até as localidades de turismo. Para isso é necessário apenas que o código da propriedade que se deseja visitar seja inserido em um aplicativo de navegação tipo “Google Maps” ou “Waze” e a rota de direcionamento será traçada.
Lançamento
O lançamento oficial do projeto aconteceu nesta quinta-feira (28), quando o prefeito Cleber Fontana e o vice-prefeito Antonio Pedron fizeram a entrega do primeiro PLUS CODES para Nadir Graciani, da Cantina Graciani, presidente da Associação Caminhos do Marrecas de Turismo Rural. A iniciativa também ganhou o apoio oficial da Associação Empresarial, das agências de turismo do município e da Instância de Governança Regional (IGR), que trabalha o turismo em toda a região.
Cleber disse que foi procurado pelo produtor musical Renato Tesser, quando sugeriu que a administração municipal encontrasse uma maneira de facilitar a identificação dos logradouros no interior do município. “Esse projeto avançou de forma rápida. O turismo precisa ser alavancado e esse tipo de iniciativa é uma das ações que contribui nesse sentido”, relata o prefeito Cleber.
O secretário Alexandre Pecoits falou sobre a importância de mapear as comunidades rurais. “Essa codificação universal de localização é importante não só para o turismo, mas também para a área de segurança, área da saúde, para as empresas que fazem entregas no interior do município enfim, para todos os segmentos da sociedade”, explicou.
Renato Tesser relatou que o assunto foi despertado a partir de um incêndio na propriedade rural do seu tio, no KM 15. Os Bombeiros tiveram muita dificuldade para localizar a propriedade, o que resultou num grande prejuízo. A partir disso sugeriu ao prefeito Cleber que o município adotasse um sistema de identificação para facilitar o trabalho das forças de segurança. “Estou muito feliz porque o caminho foi aberto. Nesse primeiro momento favorecendo o turismo, mas certamente em breve outros setores. É muito importante poder ter sido ouvido e contribuído com a administração municipal e por extensão com toda a comunidade”, disse Renato.
O ato de lançamento contou com as seguintes presenças: prefeito Cleber Fontana; vice-prefeito Antonio Pedron; empresário Tarsizio Bonetti, presidente da Associação Empresarial; Joares Ribeiro, secretário o executivo da entidade; secretários municipais Alaércio Corazza (Chefe de Gabinete); Alexandre Pecoits (Planejamento) e Antonio Carlos Bonetti (Administração), que representou a IGR; Mari Fiorentin (coordenadora do Núcleo das Agências de Viagens da ACEFB); Janaina Melati (coordenadora de turismo do município); Ana Carboni (da secretaria de Planejamento) e Nadir Graciani (Presidente da Associação Caminhos do Marrecas).
O Departamento de Turismo realizou um levantamento junto às propriedades que já trabalham o turismo rural no município e várias delas já demonstraram interesse em utilizar o “Plus Code” – código de endereçamento:
You can see how this popup was set up in our step-by-step guide: https://wppopupmaker.com/guides/auto-opening-announcement-popups/
Acessibilidade