MEMORIAL DE FRANCISCO BELTRÃO

O Memorial de Francisco Beltrão tem por finalidade resgatar, preservar e divulgar a memória da sociedade beltronenses através de seus registros documentais. Criado em 12 de dezembro de 2012 o Memorial de Francisco Beltrão é detentor de um acervo com mais de 20 mil de itens em seu acervo composto principalmente de documentos, fotografias, audiovisual e acervo tridimensional.

FOTOGRÁFICO E DOCUMENTAL
O acervo fotográfico do Memorial de Francisco Beltrão conta com fotos impressas, negativos em acetato e diapositivos (slides). Fotos do cotidiano das pessoas que viveram/vivem na cidade, registros biográficos e de eventos oficiais podem ser consultados no acervo.

Documentos relacionados a colonização, registros culturais/etnográficos, mapas, cartas e produção cultural também podem ser encontrados no acervo através dos temas:

Ruas de Francisco Beltrão – Biografia dos homenageados: Composto de documentos, fotografias pessoais e dados biográficos de pessoas homenageadas com nomes de avenidas, ruas e espaços públicos de Francisco Beltrão.

Registros Biográficos: Coletânea de documentos, fotografias e fichas de registro dos pioneiros de Francisco Beltrão que chegaram a cidade até 1952, resgatado através do Projeto Memória (2001-2012) e biografias de personalidades ilustres da sociedade beltronense.

Empresas Beltronenses: Registros históricos de empresas já extintas e algumas ainda em atividade. O acervo é composto de fotografias, impressos, boletins, documentos, embalagens, propagandas e material publicitário.

Revolta dos Posseiros: Em 1957, o Sudoeste paranaense foi palco de intenso conflito pela posse da terra, envolvendo posseiros, companhias colonizadoras e o poder público. O episódio ficou conhecido na história como Revolta dos Posseiros. O Memorial de Francisco Beltrão guarda as fotografias de Oswaldo Jansen de 10 de outubro de 1957, quando os posseiros reuniram-se na praça central e expulsaram as companhias de terras, também fazem parte deste acervo  documentos relacionados a posse das terras, depoimentos dos participantes do conflito, armas e material de produção deste importante capítulo da nossa história.

FILME E VÍDEO
O Memorial de Francisco Beltrão possui em seu acervo fitas em VHS, DVD, películas 16mm e 35mm. Estão guardados nestes suportes filmes documentais do período 1969-1976, depoimentos dos pioneiros de Francisco Beltrão realizados através do projeto Memória entre 2002-2012, obras cinematográficas e registro de eventos artísticos-culturais.

BIBLIOTECA E HEMEROTECA

Estão disponíveis para consulta neste setor livros de autores beltroenses e publicações sobre história regional.

Periódicos como revistas, jornais e informativos publicados em Francisco Beltrão, ou que, faça alusão a história da cidade podem ser consultados neste setor.

COLEÇÕES

As coleções formam uma importante parte do acervo do Memorial de Francisco Beltrão, foram doadas por instituições públicas e privadas e estão disponíveis para pesquisa no acervo.

  • DEPARTAMENTO DE CULTURA

Coleção composta de documentos que registram as atividades do Departamento de Cultura de Francisco Beltrão desde sua criação com Divisão de Cultura em 1981, ao final de cada gestão municipal os cadernos são digitalizados e disponibilizados para pesquisa. Obras de arte de artistas locais também foram incorporadas através de processos de tombamento desde 2012, procedem de prêmios de salões, exposições e mostras de artes plásticas, promovidas pelo Departamento de Cultura.

  • FEIRAS E EXPOSIÇÕES
    Coleção composta de fotografias, documentos, souvenirs, objetos e material audiovisual relacionado a exposições e feiras dentre elas, a Fenafe – Festa Nacional do Feijão (1967 e 1969), Exposição Regional (1970-1976), Expobel (desde 1977) e Fenobel (1990-1995).
  • ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS

Coleção formada por publicações oficiais, relatórios administrativos, material de campanhas políticas, fotos oficiais de eventos públicos e registros em geral do poder executivo, selecionados e coletados junto ao arquivo geral da Prefeitura Municipal, que após higienização, restauro e digitalização, são incorporados ao acervo permanente. Também fazem parte desta coleção objetos pessoais e registro biográficos dos prefeitos e vice-prefeitos de Francisco Beltrão, doados pelas famílias e incorporados a coleção.

  • CONSERVATÓRIO MUSICAL DE FRANCISCO BELTRÃO

Doada em 2014 a coleção e composta de mais de 250 itens entre fotografias, partituras, audiovisual, fitas de áudio, instrumentos musicais e livros de registro da primeira escola de música da cidade de Francisco Beltrão, fundado em 1972 pelas professoras Lourdes Henriqueta Rosa dos Santos e Claudia Iná Cirino.

  • WALTER PECOITS

Doada pela família Pécoits em 2014 a coleção é composta por fotografias, documentos, livros, objetos de uso pessoal e manuscritos de Walter Alberto Pécoits, médico que foi um líder politico na revolta dos posseiros, foi vereador e 4º Prefeito de Francisco Beltrão, elegeu-se deputado estadual e teve os diretos políticos cassados durante o regime militar.

  • COLÔNIA AGRICOLA GENERAL OSÓRIO – CANGO

Doada em 2002 ao Departamento de Cultura, pelo 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, este acervo é composto de grande volume documental, fotografias, periódicos e correspondências oficiais da CANGO órgão criado, em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas para colonização da região Sudoeste do Paraná.

  • COLEÇÕES FAMILIARES

Doadas por famílias beltronenses, as coleções familiares são formadas por diversos tipos de arquivos, geralmente doados em conjunto, entre eles: fotografias, documentos, certificados, diplomas, lembranças, cartas e depoimentos. Através da preservação deste tipo de acervo é possível que os descendentes de pioneiros da cidade conheçam a história de seus antepassados. Destacam-se as coleções das famílias Sanczkoski e Miranda Dalmarco, pelo expressivo número de itens históricos.

Como pesquisar?

Pesquisas e consultas ao acervo podem ser agendadas pelo e-mail  memorial.fbeltrao@gmail.com  Para dúvidas, sugestões ou outras informações, entre em contato pelo telefone (46) 3524 4441 e solicite o atendimento ao pesquisador.

História do Memorial de Francisco Beltrão

2012 – Inaugurado em 12 de dezembro de 2012, durante as comemorações dos 60 anos de emancipação politico-administrativa de Francisco Beltrão. O acervo cultural que compunha o Memorial neste primeiro momento era basicamente formado pela a vasta documentação coletada e produzida pelo Departamento de Cultura e suas ações de preservação histórica através do Projeto Memória, iniciado em 2001.

2013 a 2016 No ano seguinte inicia-se o processo de coleta de acervos, sendo feito este junto a sociedade beltronense, que colaborou com obras de arte e itens históricos que contribuíram de maneira imensurável para formação do acervo. O Espaço da Arte passa por reforma estrutural e o acervo do Memorial foi provisoriamente alocado em outras instalações, retornando em 2014. No ano de 2016, parte do acervo do Memorial é cedido em comodato a Universidade Paranaense – UNIPAR, para fins de pesquisa e organização.

Exposições Realizadas

  • Guerra do Contestado
  • Cango 70 Anos
  • Exposição Fotográfica Amácio Mazzaropi

2017 – O Memorial implementa efetivamente os serviços de pesquisa, digitalização e catalogação do acervo.

Exposições realizadas:

  • Coral Municipal – 40 anos de história
  • 60 Anos de história: Revolta dos Posseiros e Exército Brasileiro em Francisco Beltrão
  • Fragmentos da Memória – Documentos da Colônia Agrícola Nacional General Osório.
  • Evolução da Moda Feminina no Sudoeste do Paraná.

2018 – O Memorial inicia a recuperação e digitalização de filmes em 16 mm, estes filmes estavam guardados desde 1987, foram restaurados e disponibilizados online em :https://www.youtube.com/channel/UCDSGHuLortWqBK2HcbP_bqw

Exposições realizadas:

  • CANGO 75 ANOS (itinerante)
  • “Lugares de Memória” – Artista Plástico Marcio Ronsani
  • Expobel 50 anos de história

2019 – Neste ano aconteceu a digitalização de todo o acervo fotográfico, contabilizando cerca de 6.000 itens entre fotografias impressas, negativos em acetato e diapositivos (slides)

  • Retratos que o tempo esqueceu na história (Exposição digital)
  • “Lugares de Memória” – Artista Plástico Marcio Ronsani
  • Espaço da Arte & Teatro Eunice Sartori – 22 anos (1997-2019)
  • Cine Memória – A história do cinema beltronense

2020 a 2021 – Devido a Pandemia Mundial do Coronavirus, o Memorial ficou fechado para pesquisas presenciais, no entanto, os serviços internos não cessaram, foram mantidos os serviços de conservação do acervo e assessoria de pesquisa, além de terem sido planejadas e executadas 4 exposições temporárias, que abordaram temáticas do acervo e fomentaram parcerias com coleções particulares.

  • Máquinas do Tempo – Fotografia, história e arte.
  • Banda Municipal – 50 anos.
  • Evolução do Vestuário
  • Nas Ondas do Rádio

2022 – O Memorial de Francisco Beltrão atingiu a marca de 100% de seu acervo digitalizado, catalogado e disponível para pesquisa. Neste Mesmo ano o Memorial inicia o processo de triagem de documentos do arquivo geral da Prefeitura Municipal, selecionando documentos para preservação permanente, realizando serviço de preservação, restauro, catalogação e digitalização dos arquivos com ênfase em documentos referentes as administrações municipais, obras públicas, produção cultural, feiras e exposições.

COORDENADORES DO MEMORIAL DE FRANCISCO BELTRÃO

2013-2014 – Katiane Kuyawski

2015-2022 – Bruno Packard Blasius




Pular para o conteúdo