Aos 92 anos, dona Maria já realizou 800 partos

20 de setembro de 2019

Atualmente não é comum uma criança nascer pelas mãos de uma parteira, mas quando dona Maria Joana Soares dos Santos era jovem o trabalho das parteiras era fundamental para o nascimento das crianças. Hoje está com 92 anos e foi parteira durante toda a vida. Realizou o parto de cerca de 800 bebês. O último foi de uma menina, há 14 anos.

Dona Maria é gaúcha de Vacaria. Nasceu no dia 03 de dezembro de 1926.  Em 1951, casada com Laurentino Soares dos Santos e com quatro filhos, veio para Francisco Beltrão, onde nasceram mais oito filhos. Dos 12 filhos vieram 59 netos, 48 bisnetos e seis tataranetos. Ficou viúva há 17 anos e atualmente a filha Salete mora com ela no bairro São Francisco.

Conta que o primeiro parto foi há 60 anos. “Quando viemos do Rio Grande para morar no Paraná, três cunhadas estavam grávidas. Poucos dias depois uma delas começou a sentir as dores e tive que fazer o parto. Foi o primeiro que fiz sozinha, mas eu já tinha tido um dos meus filhos em casa, sozinha”, diz dona Maria. Depois foram centenas de anjos que vieram ao mundo pelas suas mãos.

“Quando uma mulher sentia as dores me chamavam ou vinham me buscar em casa. Eu sentia uma alegria muito grande de poder ajudar no nascimento daqueles bebês. Muitos deles se tornaram meus afilhados. Já batizei mais de 850 crianças”, comemora.

Ela mora no bairro São Francisco e participa do grupo de Idosos desde que completou 60 anos. Durante 16 anos cuidou do esposo que estava numa cadeira de rodas. Depois que ficou viúva começou a freqüentar o Centro de Convivência de Idosos e adora dançar. Ela conta que já teve muitos momentos difíceis na vida, mas agora só quer ser feliz e se divertir. “Eu sempre tive dificuldades, mas sempre superei e vivo com alegria e muito amor. Vivi muitas coisas boas também, mas ainda tenho dois grandes sonhos que quero realizar, andar de avião e conhecer o Mar”, finaliza dona Maria.




Pular para o conteúdo