Usuários da Assistência Social tem inovação no atendimento

24 de agosto de 2023

Técnicos que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS da Cidade Norte, Miriam Bonissoni do Padre Ulrico e São Miguel estão recebendo treinamento nesta semana para a utilização de um aplicativo, visto que o município de Francisco Beltrão integra um projeto piloto através de parceria com a empresa IDS Soluções para Gestão Pública.

A nova ferramenta visa complementar o uso do software IDS Social implantado pela prefeitura em 2018 e que representa um marco importante que modernizou a integração de informações entre os equipamentos de atendimento da secretaria de Assistência Social. O treinamento está sendo coordenador pela secretária Nádia Bonatto, pela coordenadora da secretaria, Flávia Bedin, e pelo consultor técnico do IDS, Willian Piacentini.

Nádia enfatiza que “desde 2018 quando a família vai em qualquer um dos equipamentos da secretaria, o técnico consegue visualizar o histórico de atendimentos através deste sistema, tendo parâmetros para direcionar as orientações e encaminhamentos de maneira mais assertiva”.

Segundo ela, com a nova ferramenta as consultas do histórico familiar e do registro do atendimento poderão ser feitas também no momento da visita domiciliar, agilizando a inserção de informações na base de dados do sistema.  Além disso, todos os dados gerados são utilizados para mapeamento das principais demandas.

“A sistematização de informações relacionadas aos atendimentos socioassistenciais possibilita o acompanhamento completo da área assistencial do município, facilitando o planejamento, as tomadas de decisões e consequentemente as estruturações necessárias para a qualificação dos serviços”, relata a secretária.

Para o projeto piloto foram definidos primeiramente os três CRAS, que receberam dois tablets cada. A escolha dos CRAS se deu por se tratar de locais com maior demanda de atendimentos particularizados, principalmente no domicílio. Em 2022 os três CRAS juntos registraram 23.661 visitas domiciliares e no primeiro semestre de 2023 já somam 14.534 visitas.