Unidades do CRAS mantém atendimento expressivo

26 de março de 2021

        Os atendimentos prestados nos três CRAS de Francisco Beltrão, localizados na Cidade Norte e nos bairros Padre Ulrico e São Miguel, apresentaram crescimento nos últimos meses. O Centro de Referência de Assistência Social, coordenado pela administração municipal, é a porta de entrada da Assistência Social. Seus serviços visam fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

       De acordo com Nádia Bonatto, secretária de Assistência Social, neste período de um ano da pandemia em função do da covid-19 as demandas da assistência social aumentaram muito. Tanto que a média de atendimentos mensais particularizados passou de 4.000 para até 9.000. “Também tivemos que reinventar a forma de fazermos o acompanhamento das famílias, pois grande parte das atividades eram realizadas de forma coletiva”, explica a secretária.

         Devido ao cenário gerado pela pandemia, os CRAS também têm feito a entrega de kits com produtos de higiene e limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo, conforme Nádia, é complementar a cesta básica e contribuir com as práticas preventivas. “Nossas equipes tem se doado e realizado um trabalho incansável para que todas as famílias beneficiadas pelos serviços do CRAS permaneçam assistidas, mesmo com a pandemia”, enfatiza a secretária.

Principais ações do CRAS

Recepção e acolhida das famílias; Proteção Social Básica; Acompanhamento familiar; Visitas domiciliares; Atendimento à demanda espontânea e encaminhamentos para a rede sócio-assistencial e das demais políticas afins; Intermediação de benefícios eventuais; Acompanhamento e orientação psicossocial às famílias; Orientação e apoio sócio-educativo às famílias e comunidade; Avaliação, cadastro e monitoramento dos Programas, Serviços e Benefícios Sociais, como, Bolsa Família, BPC (Benefício de prestação Continuada), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Programa Alô Bebê, Programa Família Paranaense e Programa Criança Feliz; Acompanhamento das condicionalidades dos Programas Sociais. 




Pular para o conteúdo