Programa Família Acolhedora realiza capacitação

1 de julho de 2019

A administração municipal de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Assistência Social, realizou na última semana, no auditório da Assesoar,  a primeira etapa da capacitação do Serviço Família Acolhedora, com a participação dos profissionais da rede de atendimento à criança e adolescente do município.

Foram dois dias de atividades com a  palestrante Neusa Eli Figueiredo Cerutti, assistente social e graduanda do curso de direito, com experiência de 17 anos no trabalho com crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos. Há 11 anos coordena o Serviço de Acolhimento Familiar em Cascavel, com participação em eventos no Brasil e no exterior tratando do tema acolhimento familiar.

O Serviço Família Acolhedora será desenvolvido seguindo as normas do Decreto 544 de 20 de novembro de 2018, que traz a regulamentação da Lei Municipal 4567, de 25 de maio de 2018, com a finalidade de garantir a proteção de crianças e adolescentes, conforme preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente.

A secretária municipal de Assistência Social, Nádia Bonatto, ressalta que o novo Serviço de Família Acolhedora já conta com equipe e espaço adequados para o desenvolvimento do trabalho, destacando que esses dois dias foram a primeira etapa das capacitações, que ainda contarão com mais dois momentos com a equipe que executará o serviço.

Haverá a apresentação do serviço para a sociedade e na sequência será realizado o recrutamento, seleção e capacitação das futuras famílias acolhedoras. “Para a administração municipal a implantação do Serviço Família Acolhedora representa pensar nas crianças e adolescentes, bem como oferecer um atendimento personalizado e humanizado ao acolhido, minimizando os danos causados pelo afastamento temporário da família de origem”, enfatiza a secretária.