Programa Criança Feliz capacita visitadoras

27 de abril de 2021

As visitadoras do Programa Criança Feliz receberam capacitação neste mês com o objetivo de agregar mais conhecimentos e potencializar as ações desenvolvidas no acompanhamento familiar. O Criança Feliz tem suas ações coordenadas e mantidas pela ad ministração municipal, por meio da secretaria de Assistência Social. Seu objetivo é fortalecer o vínculo e o desenvolvimento infantil. As visitas domiciliares fortalecem as ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

De acordo com Pâmela da Cruz, supervisora do programa, a capacitação teve como tema “amamentação e cuidados com o recém-nascido” e foi aplicada pela enfermeira materno-infantil Vanessa Viana, do Instituto Materna, que compartilhou seus conhecimentos com a equipe. Além da amamentação, foram abordadas temáticas referentes aos primeiros cuidados com o bebê, técnicas de desengasgo, método shantala e ofurô. “Foram momentos de grandes aprendizados que contribuirão de forma muito positiva com as orientações prestadas para as gestantes e puérperas assistidas pela nossa equipe”, enfatiza Pâmela.

O Programa Criança Feliz é desenvolvido por meio de parceria da prefeitura com o Governo Federal. Tem como público-alvo crianças de zero a  3 anos, gestantes de famílias do Cadastro Único e crianças de zero a 6 anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Atualmente 433 usuários são acompanhados pela equipe formada pela supervisora e 12 visitadores que atuam no território dos três CRAS, localizados na Cidade Norte, no Padre Ulrico e no São Miguel.