Idosos definem propostas em conferência

24 de maio de 2019

Nesta Sexta-feira, dia 24, no Centro de Convivência dos Idosos, foi realizada a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Francisco Beltrão, com organização do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e da administração municipal, por meio da secretaria municipal de Assistência Social.

Durante pronunciamento na cerimônia de abertura o prefeito Cleber Fontana enfatizou que, além das grandes obras e projetos, a administração municipal também está focada nas políticas públicas em prol dos idosos. “Não é por acaso que Beltrão é o maior polo do Sudoeste. Isso é fruto da coragem e do trabalho de cada um de vocês”, comentou.

O vice-prefeito Antonio Pedron enfatizou que são muitos programas e projetos desenvolvidos pelo município e voltados para as pessoas da terceira idade. “O trabalho realizado aqui com os idosos é exemplo para toda a região”, disse Pedron.

Durante o dia houve discussão e a avaliação das ações direcionadas às pessoas idosas e dos espaços de participação, além de uma avaliação da gestão da Política de Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa no Município. A conferência teve como temática “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

Ministrou a palestra magna Bernardete Dal Molin Schenatto, com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Durante os debates foram definidas as propostas para a Conferência Estadual, escolhidos os delegados que representarão o município na conferência estadual e as entidades não governamentais que comporão o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

Frente de Honra na cerimônia de abertura:

Prefeito Cleber Fontana com a esposa Joice; vice-prefeito Antonio Pedron com a esposa Rose; vereador José Carlos Kniphoff (presidente da Câmara); vereadora Maria de Lourdes Pazzini; Margarete Misturini Dalla Costa, chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho; Jorge Neves, presidente Conselho Estadual do Idoso; Neide Bellandi, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso; Nádia Bonatto, secretária municipal de Assistência Social; Aécio Araújo, presidente da Associação dos Idosos, Aposentados e Pensionistas do Sudoeste e membro do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso; Lucélia Bortot Rama, representante dos segmentos de atendimento ao idoso; Valtemir Gomes, técnico responsável pelo serviço Disque Idoso Municipal; Domingos Flores, representante da população idosa do município e a palestrante, Bernardete Dal Molin Schenatto.