Evento aborda a violência contra a pessoa idosa

15 de junho de 2023

Nesta quinta-feira, 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Para marcar a passagem da data, a secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou uma atividade especial no espaço do Programa Nossa Gente na Melhor Idade para abordar o tema e mostrar as ações que são realizadas no município para orientar e proteger as pessoas da terceira idade.

O prefeito em exercício Antonio Pedron e a secretária Nádia Bonatto falaram sobre a estrutura que o município disponibiliza para trabalhar com os idosos, os equipamentos e os canais de proteção que são disponibilizados. “O atendimento aos idosos é prioridade em nossa administração. É uma forma de reconhecer as pessoas que construíram o nosso município e que precisam ter os seus direitos garantidos”, disse Pedron.

Também se pronunciaram na abertura da programação os vereadores Oberdan Saretta e Silmar Gallina, e o advogado Douglas Luvison, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Beltrão. Junto com eles compuseram a frente de Honra Rose Pedron, esposa do prefeito em exercício, a coordenadora do Programa Nossa Gente na Melhor Idade, Lucélia Bortot, e o Assistente Social Valtemir Gomes, vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso e coordenador do Disque idoso Municipal 165.

Na sequência o Psicólogo Cleverson Rio Branco do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) palestrou sobre o atendimento especializado que o município possui para pessoas idosas em situação de violação dos seus direitos. Os participantes também receberam orientações na área de saúde e sobre o Disque Idoso, dentre outras atividades.

Origem da Mobilização

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O principal objetivo é chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las. As violências podem se manifestar de várias formas e sempre trazem prejuízos aos que são por ela afetados. As violências mais frequentes são física, psicológica, sexual, negligência, abandono e financeira.

A Prefeitura de Francisco Beltrão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, disponibiliza o serviço do Disque Idoso Municipal 165. Trata-se de uma linha telefônica gratuita, à disposição da população. Também existem vários órgãos de atendimento, que recebem, verificam, analisam e encaminham denúncias, prestam informações e orientações relativas aos idosos e seus direitos. Nos casos em que é constatada a situação de violência, é feito o encaminhamento ao CREAS.

Em 2019 foram recebidas 148 notificações através do Disque Idoso e 24 necessitaram de acompanhamento especializado por parte do CREAS. Em 2020 foram 158 notificações e 16 encaminhamentos. No ano de 2021 aconteceram 178 notificações e 21 necessitaram acompanhamento. No ano passado, 261 notificações foram feitas, com 28 acompanhamentos especializados. Neste ano de 2023, até o momento, foram recebidas 142 notificações e 5 encaminhadas para acompanhamento especializado. As formas de violência com mais incidência no município são a negligência, abandono e psicológica.